O programa de Sociologia e-PG Pathshala

contexto, contradições, lacunas e resultados

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.947

Palavras-chave:

e-PG Pathshala, University Grants Commission, educação superior, ensino à distância, currículos de sociologia

Resumo

Este artigo avalia criticamente o currículo de sociologia preparado para uma plataforma de e-learning, entre 2012-2015, chamada e-PG Pathshala, que visava oferecer uma nova perspectiva a estudantes de pós-graduação em sociologia na Índia. Este artigo, escrito por autor e autora associados a este projeto, examina seus sucessos e fracassos em deslocar as limitadas perspectivas eurocêntricas e nacionalistas do currículo da Sociologia na Índia e em sua substituição por uma abordagem interdisciplinar que se situa na Índia para, a partir do local, compreender o “social” global. Também avalia seus sucessos e fracassos em termos da época e do contexto em que foi introduzido: quando a Índia ingressava no caminho do neoliberalismo e ocorria uma mudança de regime em favor do governo populista de direita Hindutva. Este artigo discute os vários obstáculos enfrentados e os desafios que precisou superar em termos de inércia institucional, burocracia, cortes orçamentários e na atração de redatores de módulos para desenvolver um currículo reflexivo e inclusivo. Argumentamos que, apesar dessas restrições, o projeto conseguiu criar uma série de novos currículos de sociologia que foi de grande proveito quando as universidades fecharam em razão da epidemia de Covid-19. Hoje, esse espaço de e-learning oferece a imprescindível oportunidade para repensar e revisar o currículo e os programas de estudos de sociologia na Índia.

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Biografia do Autor

Vishal Jadhav, Pondicherry University

Professor associado da Universidade de Pondicherry, foi coordenador do curso de Teoria Sociológica Clássica e co-coordenador do curso de Sociologia Política do projeto e-PGPathshala.

Sujata Patel, Umeå University

Professora aposentada da Universidade de Hyderabad, na Índia, foi coordenadora da área de Sociologia do projeto e-PGPathshala e, em 2021, assumiu a cátedra Kerstin Hesselgren no Departamento de Sociologia da Universidade de Umeå como professora visitante.

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Publicado

05/12/2023

Como Citar

Jadhav, V., & Patel, S. (2023). O programa de Sociologia e-PG Pathshala: contexto, contradições, lacunas e resultados. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 11(27), 49–80. https://doi.org/10.20336/rbs.947