O programa de Sociologia e-PG Pathshala
contexto, contradições, lacunas e resultados
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https://doi.org/10.20336/rbs.947Palavras-chave:
e-PG Pathshala, University Grants Commission, educação superior, ensino à distância, currículos de sociologiaResumo
Este artigo avalia criticamente o currículo de sociologia preparado para uma plataforma de e-learning, entre 2012-2015, chamada e-PG Pathshala, que visava oferecer uma nova perspectiva a estudantes de pós-graduação em sociologia na Índia. Este artigo, escrito por autor e autora associados a este projeto, examina seus sucessos e fracassos em deslocar as limitadas perspectivas eurocêntricas e nacionalistas do currículo da Sociologia na Índia e em sua substituição por uma abordagem interdisciplinar que se situa na Índia para, a partir do local, compreender o “social” global. Também avalia seus sucessos e fracassos em termos da época e do contexto em que foi introduzido: quando a Índia ingressava no caminho do neoliberalismo e ocorria uma mudança de regime em favor do governo populista de direita Hindutva. Este artigo discute os vários obstáculos enfrentados e os desafios que precisou superar em termos de inércia institucional, burocracia, cortes orçamentários e na atração de redatores de módulos para desenvolver um currículo reflexivo e inclusivo. Argumentamos que, apesar dessas restrições, o projeto conseguiu criar uma série de novos currículos de sociologia que foi de grande proveito quando as universidades fecharam em razão da epidemia de Covid-19. Hoje, esse espaço de e-learning oferece a imprescindível oportunidade para repensar e revisar o currículo e os programas de estudos de sociologia na Índia.
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