O programa de Sociologia e-PG Pathshala

contexto, contradições, lacunas e resultados

Visualizações: 130

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.947

Palavras-chave:

e-PG Pathshala, University Grants Commission, educação superior, ensino à distância, currículos de sociologia

Resumo

Este artigo avalia criticamente o currículo de sociologia preparado para uma plataforma de e-learning, entre 2012-2015, chamada e-PG Pathshala, que visava oferecer uma nova perspectiva a estudantes de pós-graduação em sociologia na Índia. Este artigo, escrito por autor e autora associados a este projeto, examina seus sucessos e fracassos em deslocar as limitadas perspectivas eurocêntricas e nacionalistas do currículo da Sociologia na Índia e em sua substituição por uma abordagem interdisciplinar que se situa na Índia para, a partir do local, compreender o “social” global. Também avalia seus sucessos e fracassos em termos da época e do contexto em que foi introduzido: quando a Índia ingressava no caminho do neoliberalismo e ocorria uma mudança de regime em favor do governo populista de direita Hindutva. Este artigo discute os vários obstáculos enfrentados e os desafios que precisou superar em termos de inércia institucional, burocracia, cortes orçamentários e na atração de redatores de módulos para desenvolver um currículo reflexivo e inclusivo. Argumentamos que, apesar dessas restrições, o projeto conseguiu criar uma série de novos currículos de sociologia que foi de grande proveito quando as universidades fecharam em razão da epidemia de Covid-19. Hoje, esse espaço de e-learning oferece a imprescindível oportunidade para repensar e revisar o currículo e os programas de estudos de sociologia na Índia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vishal Jadhav, Pondicherry University

Professor associado da Universidade de Pondicherry, foi coordenador do curso de Teoria Sociológica Clássica e co-coordenador do curso de Sociologia Política do projeto e-PGPathshala.

Sujata Patel, Umeå University

Professora aposentada da Universidade de Hyderabad, na Índia, foi coordenadora da área de Sociologia do projeto e-PGPathshala e, em 2021, assumiu a cátedra Kerstin Hesselgren no Departamento de Sociologia da Universidade de Umeå como professora visitante.

Referências

Chattopadhyay, Saumenand, & Sharma, Aishna. (2019). A neoliberal approach to policy making in Indian higher education during the post-liberalization era. In P. K. Biswas & P. Das (ed.), Indian economy: reforms and development (pp. 289-313). Springer.

Department of Higher Education. (2023). National Mission in Education through ICT. Government of India, Ministry of education. https://www.education.gov.in/technology-enabled-learning-0#:~:text=The%20National%20Mission%20on%20Education,any%20time%20any%20where%20mode

Deshpande, Satish, Sundar, Nandini, Uberoi, Patricia (ed.). (2000). Situating Sociology: a symposium on knowledge, institutions and practices in a discipline. Seminar, 495. https://www.india-seminar.com/2000/495.htm

Ghosh, Jayati. (2020). Introduction. Academia, scholarship and the challenge of Hindutvaism: making sense of India’s authoritarian turn. Samaj: South Asia Interdisciplinary academic journal, (24/25). https://doi.org/10.4000/samaj.6982

Government of India (GOI). (2012). Higher Education in India at a Glance. University Grants Commission.

Government of India (GOI). (2001). Report of Curriculum Development Committee in Sociology. University Grants Commission.

Government of India (GOI). (1982). Status report on the teaching of Sociology and Social Anthropology. University Grants Commission.

Jenkins, Rob. (1999). Democratic politics and economic reforms in India. Cambridge: Cambridge University Press.

Kaushik, Pitamber. (2020, 16 jul.). India: Modi’s war on science. EuroScientist. https://www.euroscientist.com/india-modis-war-on-science/

Kohli, Atul. (2006a). Politics of economic growth in India, 1980-2005: Part I. Economic and Political Weekly, 41(13),1251-1259.

Kohli, Atul. (2006b). Politics of economic growth in India, 1980-2005: Part II. Economic and Political Weekly, 41(14), 1361-1370.

Lall, Marie, & Anand, Kusha. (2022). Bridging neoliberalism and Hindu nationalism. The role of education in bringing about contemporary India. Bristol University Press.

Patel, Sujata. (2021). Nationalist ideas and the colonial episteme. The antinomies structuring sociological traditions of India. Journal of Historical Sociology, 34(1), 28-40. https://doi.org/10.1111/johs.12311

Patel, Sujata. (2017). Colonial modernity and methodological nationalism: the structuring of sociological traditions of India. Sociological Bulletin, 66(2) 125-144. https://doi.org/10.1177/0038022917708383

Patel, Sujata. (2011). Introduction: Ruminating on sociological traditions in India. In S. Patel (ed.), Doing Sociology in India. Genealogies, locations and practices. Oxford University Press.

Patel, Sujata. (2010). At crossroads. Sociology in India. In S. Patel (ed.), The ISA Handbook of Diverse Sociological Traditions (pp.280-291). Sage.

Sarker, Kanchan. (2015). Neoliberalism, GATS, and higher education in India: moving away from its original objectives. New Proposals: Journal of Marxism and Interdisciplinary Inquiry, 7(2), 13-27.

Shah, Ghanshyam. (2004). Social movements in India. A review of literature. Sage.

Sundar, Nandini, & Fazili, Gowhar. (2020, 27 Aug.). Academic freedom in India. A status report, 2020. The India Forum. https://www.theindiaforum.in/article/academic-freedom-india

Sharma, Kavita A. (2014). Sixty years of the university grants commission: establishment, growth, and evolution. UGC.

Thorat, Sukhadeo. (2006). Higher education in India: emerging issues related to access, inclusiveness and quality [Nehru Memorial Lecture]. University of Mumbai, Mumbai.

Uberoi, Patricia, Sundar, Nandini, & Deshpande, Satish. (2008). Anthropology of the East. Founders of Indian Sociology and Anthropology. University of Chicago Press.

Publicado

05/12/2023

Como Citar

Jadhav, V., & Patel, S. (2023). O programa de Sociologia e-PG Pathshala: contexto, contradições, lacunas e resultados. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 11(27), 49–80. https://doi.org/10.20336/rbs.947