Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores
- As informações de todos/as autores/as foram preenchidas, incluindo registro ORCID.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em “Comentários ao Editor”.
- Pelo menos um dos autores possui título de Doutor e o manuscrito tem, no máximo, cinco autores quando submetido às seções Artigos, Dossiê ou Sociologies in Dialogue.
- Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
- O arquivo submetido em forma de artigo deve conter título e resumo (de até 250 palavras) no idioma em que está sendo submetido e em inglês, e até cinco palavras-chave que permitam a adequada indexação do artigo e lista de referências conforme normas ABNT.
- Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
- O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas em arquivo separado, com indicações claras de onde devem ser inseridas ao longo do texto.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
- A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo dessa forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
- Preencher o formulário de diversidade e parentalidade disponível no link antes da conclusão da submissão no OJS.
Artigos
Os artigos originais e inéditos são recebidos em fluxo contínuo e devem refletir a produção acadêmica e científica sociológica e participar no debate acerca da realidade brasileira e mundial contemporâneas, tratando de questões acadêmicas e de natureza didática.
Sociologies in Dialogue
A seção recebe o mesmo nome da revista em inglês da SBS, agora incorporada à RBS. Visa disseminar estudos que contenham análise empíricas e teóricas inovadoras pertinentes para o debate acadêmico internacional. Busca promover diálogos transnacionais e dará preferência a textos resultantes de investigação empírica sobre temas e questões fundamentais da sociologia bem como a contribuições ao debate atual sobre a teoria social.
Dossiê Capitalismo de Plataforma
Este dossiê objetiva reunir estudos, com foco em países latino-americanos, que permitam conhecer a extensão e difusão do mercado de plataformas digitais de trabalho; os tipos de trabalho que estão se disseminando a partir de tais plataformas; as justificativas apresentadas socialmente pelas pessoas trabalhadoras que passam a atuar nessas atividades; as condições de trabalho e renda a que elas se encontram submetidas e as formas de subordinação às empresas-plataformas; as formas de ação e organização que vêm sendo empreendidas com vistas a inaugurar um ciclo de conquista de direitos.
Dossiê Imagens na Era Digital
Propondo diálogos entre os campos da Sociologia Digital e da Sociologia das Imagens, este dossiê reunirá ensaios e artigos das Ciências Sociais que abordem as imagens nas mídias digitais enquanto objetos de investigação constituintes da realidade tal como a conhecemos e vivenciamos, compreendendo as redes de significados que suas diversas modalidades mobilizam; como expressam relações de poder; as formas de valoração e legitimação que implicam, bem como os conflitos a elas inerentes, na construção social do real.
Dossiê Circulação intelectual entre França e Brasil
O objetivo do dossiê é reunir pesquisas empíricas que tratam da circulação intelectual entre França e Brasil nas ciências sociais e humanas. Busca-se, por meio de estudos de caso específicos, explorar as dinâmicas de circulação, as assimetrias de poder e as maneiras como tais trânsitos são ressignificados em seus respectivos contextos nacionais.
Dossiê Metamorfoses e Transformações da Sociologia
Aceitaremos neste dossiê artigos que trabalhem essas questões a partir de:
- a) temas específicos que se constituem em objetos de controvérsias teóricas e conceituais, por exemplo, a compreensão do cânone ou dos clássicos da sociologia, os diagnósticos de crise ou de fragmentação da disciplina; os problemas relativos ao lugar da crítica e da normatividade na pesquisa sociológica.
- b) conceitos importantes para esse debate, tais como o de crise, crítica, sociedade, solidariedade, neutralidade axiológica etc.;
- c) avaliação da contribuição para de uma teoria, um movimento teórico, uma autora ou autor específico ou em perspectiva comparada;
- d) temas, autores e contribuições oriundas de contextos regionais periféricos ou semiperiféricos.
Dosssiê Precariedades Contemporâneas
A proposta do dossiê é discutir as precariedades contemporâneas representadas pelas transformações capitalistas das últimas décadas, que têm colocado em xeque as formas de solidariedade social a partir da exacerbação do individualismo e da empresarização das instituições sociais. Essa precarização vem acompanhada de mudanças tecnológicas que, se por um lado expandem os horizontes da vida humana, por outro tornam-se uma ameaça à existência da humanidade, a partir do esgotamento dos recursos naturais, cujos resultados se apresentam no aquecimento global e nas consequências ambientais sob as quais estamos vivendo. Pretendemos debater a questão geral da precarização da vida, através de artigos que destaquem esse processo no trabalho, na educação, na saúde, na política, enfim em todas as dimensões da vida social.
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).