Contribuições para o ensino de teoria e história da sociologia
reflexões sobre o presente e propostas desde o Brasil
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https://doi.org/10.20336/rbs.913Palavras-chave:
Teoria sociológica, Ensino de sociologia, História da sociologia, Perspectivas contra-hegemônicas, BrasilResumo
Neste artigo propomos refletir sobre a atual estrutura do ensino da sociologia e da teoria sociológica de instituições de ensino superior no Brasil em cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais. Inicialmente, fazemos um breve balanço de alguns olhares sobre o debate acerca da história da sociologia, visando situar a nossa reflexão em uma perspectiva crítica à naturalização de um cânone sociológico e seus efeitos. Em seguida, apresentamos um panorama amostral acerca dos autores mais recorrentes nas disciplinas obrigatórias de teoria de cursos de graduação no Brasil, tendo por base os projetos pedagógicos e políticos de curso (PPC e PPP), buscando explorar o lugar da teoria sociológica e da história da sociologia no desenho dos cursos de graduação com conceito de curso três a cinco. Num terceiro momento trazemos, de maneira sintética, algumas considerações voltadas a contribuir para os embates em torno dos esforços de se repensar a história da sociologia tendo por base perspectivas oriundas do contexto periférico.
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