Identidades docentes em Sociologia
elementos para uma leitura sociológica
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https://doi.org/10.20336/rbs.1056Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, habitus docente, identidade profissional, satisfação profissional, ensino médioResumo
Em 2008, a Lei n° 11.684 tornou obrigatório o ensino de Sociologia no Ensino Médio brasileiro, promovendo um aumento nas pesquisas sobre as práticas pedagógicas e os desafios enfrentados pelos docentes dessa disciplina. Este artigo explora a construção das identidades docentes em Sociologia, com ênfase nos aspectos positivos do pertencimento à profissão. Fundamentado nas teorias de Pierre Bourdieu e Claude Dubar, o estudo analisou nove entrevistas semiestruturadas com professores de Sociologia de diferentes regiões do Brasil. A identidade docente é vista como um processo dinâmico de incorporação de disposições sociais, formado ao longo da socialização educacional e da experiência profissional desses docentes. Os resultados apontam que a satisfação profissional é um elemento essencial para a afirmação da identidade dos professores. Essa satisfação é refletida principalmente em três dimensões identificadas nas entrevistas: a percepção de sucesso no ensino dos conteúdos de Sociologia, a qualidade das interações e o vínculo afetivo estabelecido com os alunos e o reconhecimento da relevância da disciplina por parte dos estudantes e da comunidade escolar. Esses fatores não apenas reforçam a autoestima dos docentes como também contribuem para a consolidação de sua identidade profissional. A pesquisa evidencia, portanto, a importância do reconhecimento social e do relacionamento afetivo na valorização e na realização dos professores de Sociologia no contexto educacional brasileiro.
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