Identidades docentes em Sociologia

elementos para uma leitura sociológica

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.1056

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, habitus docente, identidade profissional, satisfação profissional, ensino médio

Resumo

Em 2008, a Lei n° 11.684 tornou obrigatório o ensino de Sociologia no Ensino Médio brasileiro, promovendo um aumento nas pesquisas sobre as práticas pedagógicas e os desafios enfrentados pelos docentes dessa disciplina. Este artigo explora a construção das identidades docentes em Sociologia, com ênfase nos aspectos positivos do pertencimento à profissão. Fundamentado nas teorias de Pierre Bourdieu e Claude Dubar, o estudo analisou nove entrevistas semiestruturadas com professores de Sociologia de diferentes regiões do Brasil. A identidade docente é vista como um processo dinâmico de incorporação de disposições sociais, formado ao longo da socialização educacional e da experiência profissional desses docentes. Os resultados apontam que a satisfação profissional é um elemento essencial para a afirmação da identidade dos professores. Essa satisfação é refletida principalmente em três dimensões identificadas nas entrevistas: a percepção de sucesso no ensino dos conteúdos de Sociologia, a qualidade das interações e o vínculo afetivo estabelecido com os alunos e o reconhecimento da relevância da disciplina por parte dos estudantes e da comunidade escolar. Esses fatores não apenas reforçam a autoestima dos docentes como também contribuem para a consolidação de sua identidade profissional. A pesquisa evidencia, portanto, a importância do reconhecimento social e do relacionamento afetivo na valorização e na realização dos professores de Sociologia no contexto educacional brasileiro.

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Biografia do Autor

Marcelo Pinheiro Cigales, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Ciências Sociais e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, com período de mobilidade acadêmica na Universidade de Coimbra. Doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período sanduíche na Universidade Nacional de Educación a Distancia (Madrid, Espanha). Bolsista CAPES.

Geovanna Gabrielle Pereira Brito, Universidade de Brasília

Licencianda em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília. Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal. Estudante pesquisadora vinculada ao Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez. 

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Publicado

12/19/2025

Como Citar

Cigales, M. P., & Pereira Brito, G. G. (2025). Identidades docentes em Sociologia: elementos para uma leitura sociológica. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 13. https://doi.org/10.20336/rbs.1056

Edição

Seção

Artigos