Lazer como marcador de classe

Visualizações: 0

Autores

  • Celi Scalon UFRJ
  • Matheus Alves Lira PPCIS UERJ
  • Manuela Peclat IFCS UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.1042

Palavras-chave:

Estratificação, Lazer, Classe, Percepção

Resumo

Este artigo analisa a percepção do lazer como marcador de classe, mais especificamente, como fator relevante na definição do pertencimento à classe média urbana brasileira. Através de pesquisa realizada com grupos focais em três capitais: Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, propõe-se examinar a percepção do lazer como marca de distinção de classe, considerando que as interpretações dos participantes sobre suas posições sociais estão associadas ao exercício de atividades de lazer, particularmente viagens. Dessa forma, o lazer surge como uma das características mais distintivas da identidade de classe média, sendo, ao mesmo tempo, indicativo de sua heterogeneidade e das transformações que ocorreram ao longo do tempo neste estrato social. A definição de classe média adotada neste trabalho está vinculada ao perfil dos participantes dos grupos focais: indivíduos com educação superior, renda nos estratos superiores da distribuição e, em geral, moradores dos bairros mais afluentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celi Scalon, UFRJ

Celi Scalon é socióloga, professora titular na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPCIS-UERJ). Atualmente, é membro do comitê consultivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenadora do PATHS: Núcleo de Pesquisa em Estratificação Social e Trajetórias. Suas áreas de interesse são a Estratificação, com foco em classe, renda, políticas públicas e metodologia.

Matheus Alves Lira, PPCIS UERJ

Matheus Alves é mestrando em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Foi assistente de pesquisa com bolsa de iniciação científica concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq (2021-2024). Desde 2021 ele é pesquisador no PATHS: Núcleo de Pesquisa em Estratificação Social e Trajetórias (UFRJ e UERJ). Suas áreas de interesse são Estratificação, Classe, Violência e Políticas Públicas.

Manuela Peclat, IFCS UFRJ

Manuela Peclat é estudante de graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela foi assistente de pesquisa com bolsa de iniciação científica concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq (2022-2024). Desde 2022 ela é pesquisadora no PATHS: Núcleo de Pesquisa em Estratificação Social e Trajetórias (UFRJ e UERJ). Suas áreas de interesse são Ciências Políticas e Políticas Públicas

Referências

Aguiar, Neuma. (2007). Desigualdades sociais, redes de sociabilidade e participação política. Editora UFMG.

Almeida, Cassia. (5 jan. 2025). Brasil volta a ser um país de classe média. O Globo.

Bourdieu, Pierre. (2007). A distinção: Crítica social do julgamento. Zouk.

Bomeny, Helena. (2011). “Do frango ao avião ou o que é possível dizer sobre a nova classe média brasileira?” Notas exploratórias. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – FGV.

Cardoso, Adalberto, & Préteceille, Edmond. (2017). Classes médias no Brasil: do que se trata? Qual seu tamanho? Como vem mudando? Dados, 60(4), 915-949. https://doi.org/10.1590/001152582017140

Castañeda, Marcelo (2010). Teorias das práticas na análise do consumo. Revista Ciências Sociais Unisinos, 46 (3), 248-255. https://doi.org/10.4013/581

Dumazedier, Joffre. (1974). Sociologia empírica do lazer. Editora Perspectiva.

Ehrenreich, Barbara, & Ehrenreich, John. (1977). The professional-managerial class. In: P. Walker (ed.). Between labour and capital, (pp. 5-48).

Elias, Norbert & Scotson, John (2000). Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Jorge Zahar Editor.

Gouldner, Alvin W. (1979). The future of intellectuals and the rise of the New Class. Seabury Press.

Goldthorpe, John H. (2000). On Sociology: Numbers, narratives and the integration of research and theory. Oxford University Press.

Mills, Charles W. (1951). White Collar. Oxford University Press.

Neri, Marcelo C. (2008). A Nova Classe Média. Editora FGV.

Oliveira, F. L. (2010). Movilidad social y económica en Brasil: una nueva clase media? In: R. Franco, M. Hopenhayn, & A. León. (orgs.). Las clases medias en América Latina:

Reay, Diane. (2005). Beyond consciousness? The psychic landscape of social class. Sociology, 39(5), 911-928.

Salata, André Ricardo. (2016). A classe média brasileira: posição social e identidade de classe. Letra Capital.

Salata, André Ricardo. (2015). Quem é classe média no Brasil. Um estudo sobre identidades de classe. Dados, 58(1), 111-149. https://doi.org/10.1590/00115258201540

Salata, André Ricardo, & Scalon, Celi. (2020). Socioeconomic mobility, expectations and attitudes towards inequality in Brazil. Sociologia e Antropologia, 10(2), 647-676. https://doi.org/10.1590/2238-38752020v10213

Salata, André Ricardo, & Scalon, Celi. (2015). Do meio à classe média: como a “nova classe média” e a “classe média tradicional” percebem sua posição social? Ciências Sociais Unisinos, 51(3), 375-386. https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.14

Sayer, Andrew. (2005). Class, moral worth and recognition. Sociology, 39(5), 947-963.

Savage, Mike, Bagnall, Gaynor, & Longhurst, Brian. (2001). Ordinary, ambivalent and defensive: class identities in the Northwest of England. Sociology, 35(4), 875-892.

Scalon, Celi, & Salata, André Ricardo. (2012). Uma nova classe média no Brasil da última década? o debate a partir da perspectiva sociológica. Sociedade e Estado, 27(2), 387–407. https://doi.org/10.1590/S0102-69922012000200009

Sen, Amartya. (2011). A ideia de justiça. Companhia das Letras.

Sen, Amartya. (2001). Inequality reexamined. Oxford University Press.

Skeggs, Beverley. (1997). Formations of class and gender. Sage.

Simmel, Georg. (2006). Questões fundamentais da sociologia: indivíduo e sociedade. Zahar.

Souza, Amaury de, & Lamounier, Bolívar. (2010). A classe média brasileira: ambições, valores e projetos de sociedade. Elsevier.

Torres, H. (23 fev. 2004). Quem é classe média no Brasil. Gazeta Mercantil, Opinião, 23/2/2004.

Wright, Erik Olin. (1985). Classes. Verso.

Downloads

Publicado

01/24/2025

Como Citar

Scalon, C., Alves Lira, M., & Peclat, M. (2025). Lazer como marcador de classe. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 13, e-rbs.1042. https://doi.org/10.20336/rbs.1042

Edição

Seção

Artigos