CHAMADA DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DAS NOVAS FORMAS DA POLÍTICA DE DIREITA: CIRCULANDO IDEIAS E PRÁTICAS

07/18/2025

O presente dossiê propõe abordar como novas formas de grupos políticos de direita têm se organizado em diferentes partes do mundo. Tomando por base enquadramentos que tratam de conceitos como direita e esquerda, autoritarismo, populismo e outros, esperamos que as/os autoras/es apresentem reflexões – sejam de caráter teórico, sejam com ênfase mais empírica – que deem conta de como essas mudanças se apresentam em múltiplos contextos. Serão bem-vindos artigos com fundamentação sociológica e perspectivas históricas, com foco em questões comparativas, especialmente com atenção à forma como essas ideias e conceitos (bem como as formas práticas de se associarem) vêm circulando e ganhando relevância entre diferentes países, grupos e sistemas políticos, seja na relação centro-periferia ou carregando outras características ou dinâmicas de circulação. O dossiê acolhe, ainda, artigos que tratem do papel das redes sociais online no que diz respeito a estas reuniões e performances, e/ou como estão interligadas com comícios, manifestações e outras formas de eventos políticos. Estamos particularmente interessadas em receber contribuições de acadêmicas/os negras/os e mulheres, bem como artigos que abordem o tema principal do nosso dossiê nos contextos africano e/ou asiático.

 

***

As submissões ao dossiê deverão ser feitas na página da RBS (https://rbs.sbsociologia.com.br/) para a seção “Dossiê Interpretação crítica das novas formas de política de direita”, até 1º de novembro de 2025 e deverão atender as Diretrizes para Autores.

Os artigos submetidos ao dossiê passarão por quatro etapas de avaliação. A primeira, de forma, realizada pela equipe editorial da revista, avaliará a adequação do manuscrito às Diretrizes para autores. Em caso de não adequação, os(as) autores(as) serão informados e a submissão arquivada. A segunda etapa será responsabilidade dos organizadores do dossiê, com o apoio da equipe editorial da RBS, que avaliarão a pertinência do manuscrito à ementa do dossiê e ao escopo da revista. Em caso de não adequação, será elaborado um parecer editorial que será enviado aos(às) autores(as) e a submissão será recusada. A terceira etapa consistirá na avaliação por pares duplo-cega dos manuscritos aprovados nas etapas anteriores. Submissões com pareceres negativos serão rejeitadas. Aquelas com recomendação de revisões, a critério dos organizadores do dossiê, poderão ser rejeitadas ou ter solicitada revisão, podendo, então, compor a lista para seleção final. Submissões com pareceres de aceitação farão parte da lista final para seleção dos manuscritos a incluir no dossiê.

Dentre as submissões aprovadas para incluir a lista final, serão selecionados dois manuscritos para integrar o dossiê. As restantes, a critério dos editores da RBS, poderão ser consideradas para publicação em outras edições da revista, na seção de submissões em fluxo contínuo, se for do interesse dos(as) autores(as).