Novas configurações e debates sobre as ações afirmativas em um contexto de mudanças
uma introdução
Visualizações: 460DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.918Palabras clave:
políticas públicas, desigualdades raciales, accionees afirmativas, educación superiorResumen
Após 20 anos de implantação em algumas universidades públicas e dez anos depois de se terem tornado obrigatórias nas universidades e institutos federais por conta da chamada lei de cotas (Lei 12.711 de 2012), as ações afirmativas universitárias ainda continuam gerando polêmica, como provam os debates em torno da avaliação e da possível prorrogação da lei de 2012, com diversos projetos de lei com compreensões opostas tramitando no parlamento. Da mesma forma, o debate sobre como combater as desigualdades raciais em diferentes setores da sociedade brasileira redimensiona o tema no campo das políticas públicas no país. Assim, entender os efeitos dessas duas décadas de ações afirmativas no país é fundamental para que se possa ter uma visão ampliada dessas políticas, de modo a elevar os termos das discussões sobre o tema para além de suas implicações diretas. O presente dossiê pretende justamente contribuir nessa direção. Ao buscarmos dar visibilidade às transformações sociais provocadas direta ou indiretamente pela introdução de ações afirmativas, esperamos não apenas contribuir para a avaliação das consequências dessas políticas públicas, mas também lançar luz sobre o modo como elas afetaram a compreensão da “questão racial” em nossa sociedade. O que significa ampliar a reflexão sobre os efeitos e impasses das ações afirmativas, tanto no interior das universidades como fora delas. Isso a partir de textos sobre diferentes aspectos que transformaram a vida educacional no sentido mais amplo (com especial ênfase no espaço universitário) e sociopolítica no país.
Descargas
Citas
Associação de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes (2019, 27 maio). V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES – 2018. Andifez.org. https://www.andifes.org.br/?p=79639 .
Artes, Amélia, & Mena-Chalco, Jesús. (2017). Expansão da temática relações raciais no banco de dados de teses e dissertações da Capes. Educação e Pesquisa, 43(4), 1221-1238. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201702152528
Barreto, Paula C. S., Lima, Márcia, Vieira, Andrea L. C., & Sotero, Edilza. (2017). Entre o isolamento e a dispersão: a temática racial nos estudos sociológicos no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, 5(11), 113-141. https://doi.org/10.20336/rbs.223
Barreto, Paula C. da S., Rios, Flávia, Neves, Paulo S. da C., & Santos, Dyane B. R. (2021). A produção das ciências sociais sobre as relações raciais no Brasil entre 2012 e 2019. BIB - Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, (94), 1-35. https://doi.org/10.17666/bib9405/2021
Campos, Luiz Augusto, & Lima, Márcia. (2022, 19 nov.). Duas décadas de cotas: conquistas e desafios [Seção “Políticas Públicas” – Opinião]. Nexo. 2022. https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2021/Duas-d%C3%A9cadas-de-cotas-conquistas-e-desafios
Campos, Luiz Augusto, Lima, Márcia, & Gomes, Ingrid. (2018). Os estudos sobre relações raciais no Brasil: uma análise da produção recente (1994–2013). In S. Miceli & C. B. Martins (org.), Sociologia brasileira hoje II (pp. 199-234). Ateliê Editorial.
Carreira, Denise, & Heringer, Rosana. (2021, 19 nov.). Avaliação das políticas de ação afirmativa no ensino superior no Brasil: resultados e desafios futuros [Seção “Políticas Públicas” – Opinião]. Nexo. https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2021/Avalia%C3%A7%C3%A3o-das-pol%C3%ADticas-de-a%C3%A7%C3%A3o-afirmativa-no-ensino-superior-no-Brasil-resultados-e-desafios-futuros
Defensoria Pública da União – DPU, & Associação Brasileira de Pesquisador@s Negr@s – ABPN. (2022). Pesquisa sobre a Implementação da Política de Cotas Raciais nas Universidades Federais [Relatório]. DPU; ABPN. Recuperado de: https://abpn.org.br/relatorio-pesquisa-sobre-a-implementacao-da-politica-de-cotas-raciais-nas-universidades-federais/
Maggie, Yvonne, & Fry, Peter. (2004), Cotas raciais: construindo um país dividido. Econômica, 6(1), 153-162. https://doi.org/10.22409/reuff.v6i1.34948
Moehlecke, Sabrina. Ação Afirmativa: História e Debates no Brasil. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), São Paulo, v. 117, p. 197-218, 2003.
Neves, Paulo S C. (2022). Sistema de classificação racial em disputa: comissões de heteroidentificação em três universidade públicas brasileiras. Revista Mana, 28(3), 1-31. http://doi.org/10.1590/1678-49442022v28n3a0406
Neves, Paulo S. C., Moutinho, Laura, & Schwarcz, Lilia K. M. (2019). Herança colonial confrontada: reflexões sobre África do Sul, Brasil e Estados Unidos. Revista Estudos Feministas, 27(3), e66960. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n366960
Senkevics, Adriano S., & Mello, Ursula M. (2022, 16 fev.). As universidades federais depois das cotas [Seção “Políticas Públicas” – Opinião]. Nexo. Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2022/As-universidades-federais-depois-das-cotas
Silvério, Válter R. (2002). Ação afirmativa e o combate ao racismo institucional no Brasil. Cadernos Pesquisa, (117), 219-246. https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000300012
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Paulo S. da Costa Neves, Paula Cristina Barreto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).