Magazine Luiza
políticas de inclusão e o combate à desigualdade racial no mercado de trabalho
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https://doi.org/10.20336/rbs.991Resumo
Depois de ter investigado, em meu doutorado, as experiências de discriminações vividas nos cotidianos de trabalho por trabalhadore(a)s negros(as) em uma fast fashion do grande varejo de moda no Brasil e ter percebido que os mecanismos pelos quais as desigualdades capturadas nas interações sociais e simbólicas reproduziam estereótipos e pré-conceitos, limitando o acesso de negros/as a espaços ou cargos nessa empresa, achei interessante observar um outro caso – o do Magazine Luiza – que já rondava as minhas reflexões e que se tornou minha pesquisa de pós-doutorado. Dito isso, passei a estudar/analisar com mais afinco o papel desta empresa no desenvolvimento e difusão de alguns programas de diversidade e/ou ações afirmativas para inclusão de negros/as e o seu intuito de combater as desigualdades raciais. Além disso, apresentarei também uma discussão sobre a “teoria da organização do trabalho racializada” – em que as organizações são entendidas como estruturas raciais. Por fim, apresentarei alguns dados da pesquisa e um material que é fruto de uma entrevista com André, um gerente negro, cujo relato não só demonstra ser muito rico no tocante à vivacidade e singularidade do nosso encontro e interação, como também deixa evidente uma mudança de postura e de foco no que tange à difusão de políticas em prol da diversidade e de ações afirmativas, voltadas à inclusão de negros/as em diversos cargos sem restrição hierárquica dentro da empresa.
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