Professoras, cátedras e o ensino de sociologia na USP: anos 1940-1960

Visualizações: 330

Autores

  • Claudinei Carlos Spirandelli

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.67

Resumo

O artigo destaca trajetórias intelectuais, atividades de pesquisa, docência e relações de poder entre professoras da área de sociologia da USP nas décadas de 1940 a 1960. É um estudo a respeito de intelectuais, procurando compreender como estavam interligados os processos de institucionalização da disciplina de sociologia, relações de poder em geral, a licenciatura na Universidade e o ensino da época (contribuições dessas professoras, teorias preferidas, inovações etc.), tudo isso dentro do regime de Cátedras vigente. O texto é produto de consulta a biografias, correspondências e realização de entrevistas. A pesquisa propõe análises a partir de conceitos e obras de Teóricos como Weber, Mannheim, Bourdieu e Elias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06/15/2014

Como Citar

Spirandelli, C. C. (2014). Professoras, cátedras e o ensino de sociologia na USP: anos 1940-1960. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 2(3), 153–180. https://doi.org/10.20336/rbs.67