Professoras, cátedras e o ensino de sociologia na USP: anos 1940-1960
Visualizações: 330DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.67Resumen
O artigo destaca trajetórias intelectuais, atividades de pesquisa, docência e relações de poder entre professoras da área de sociologia da USP nas décadas de 1940 a 1960. É um estudo a respeito de intelectuais, procurando compreender como estavam interligados os processos de institucionalização da disciplina de sociologia, relações de poder em geral, a licenciatura na Universidade e o ensino da época (contribuições dessas professoras, teorias preferidas, inovações etc.), tudo isso dentro do regime de Cátedras vigente. O texto é produto de consulta a biografias, correspondências e realização de entrevistas. A pesquisa propõe análises a partir de conceitos e obras de Teóricos como Weber, Mannheim, Bourdieu e Elias.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).