Novas configurações e debates sobre as ações afirmativas em um contexto de mudanças

uma introdução

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.918

Palavras-chave:

desigualdades raciais, acesso ao ensino superior, políticas públicas, questão racial, impactos de ações afirmativas

Resumo

Após 20 anos de implantação em algumas universidades públicas e dez anos depois de se terem tornado obrigatórias nas universidades e institutos federais por conta da chamada lei de cotas (Lei 12.711 de 2012), as ações afirmativas universitárias ainda continuam gerando polêmica, como provam os debates em torno da avaliação e da possível prorrogação da lei de 2012, com diversos projetos de lei com compreensões opostas tramitando no parlamento. Da mesma forma, o debate sobre como combater as desigualdades raciais em diferentes setores da sociedade brasileira redimensiona o tema no campo das políticas públicas no país. Assim, entender os efeitos dessas duas décadas de ações afirmativas no país é fundamental para que se possa ter uma visão ampliada dessas políticas, de modo a elevar os termos das discussões sobre o tema para além de suas implicações diretas. O presente dossiê pretende justamente contribuir nessa direção. Ao buscarmos dar visibilidade às transformações sociais provocadas direta ou indiretamente pela introdução de ações afirmativas, esperamos não apenas contribuir para a avaliação das consequências dessas políticas públicas, mas também lançar luz sobre  o modo como elas afetaram a compreensão da “questão racial” em nossa sociedade. O que significa ampliar a reflexão sobre os efeitos e impasses das ações afirmativas, tanto no interior das universidades como fora delas. Isso a partir de textos sobre diferentes aspectos que transformaram a vida educacional no sentido mais amplo (com especial ênfase no espaço universitário) e sociopolítica no país.

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Biografia do Autor

Paulo S. da Costa Neves, Universidade Federal do ABC

Professor Titular na Universidade Federal do ABC, docente do curso de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais.

Paula Cristina Barreto, Universidade Federal da Bahia

Professora Titular do Departamento de Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM).

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Publicado

02/02/2023

Como Citar

Neves, P. S. da C., & Barreto, P. C. . (2023). Novas configurações e debates sobre as ações afirmativas em um contexto de mudanças: uma introdução. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 10(26), 5–16. https://doi.org/10.20336/rbs.918