Merenda escolar e mobilização social

implicações teóricas de um projeto social na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro

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Autores

  • César Sabino Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.885

Palavras-chave:

Educação alimentar; Merenda escolar; Teoria sociológica; Sociologia dos afetos; Políticas públicas.

Resumo

O trabalho analisa a execução de um projeto de educação alimentar em uma escola municipal da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro, buscando contribuir para o aprimoramento metodológico voltado à transformação dos hábitos alimentares dos discentes. Foram realizadas participações observantes, entrevistas abertas e observações diretas com alunos, professores e responsáveis pela distribuição das merendas e administração da escola e, principalmente, análise dos projetos e relatos fornecidos pelos responsáveis pelas atividades. Os resultados mostram que as ações de conscientização, ou seja, a explicação lógica e reflexiva a respeito dos elementos que constrangem e condicionam os comportamentos e valores alimentares dos atores sociais, não bastam para que estes realizem mudanças efetivas de condutas e pensamento. Para além da suposta mobilização reflexiva, percebeu-se que as ações mais eficazes para a transformação de hábitos foram aquelas capazes de atingir e mobilizar também desejos e afetos dos alunos.

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Biografia do Autor

César Sabino, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor associado de Sociologia no Departamento de Estudos Políticos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. PPGCP/UNIRIO.

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Publicado

12/10/2024

Como Citar

Sabino, C. (2024). Merenda escolar e mobilização social: implicações teóricas de um projeto social na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 12, e-rbs.885. https://doi.org/10.20336/rbs.885

Edição

Seção

Artigos