Merenda escolar e mobilização social
implicações teóricas de um projeto social na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro
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https://doi.org/10.20336/rbs.885Palavras-chave:
Educação alimentar; Merenda escolar; Teoria sociológica; Sociologia dos afetos; Políticas públicas.Resumo
O trabalho analisa a execução de um projeto de educação alimentar em uma escola municipal da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro, buscando contribuir para o aprimoramento metodológico voltado à transformação dos hábitos alimentares dos discentes. Foram realizadas participações observantes, entrevistas abertas e observações diretas com alunos, professores e responsáveis pela distribuição das merendas e administração da escola e, principalmente, análise dos projetos e relatos fornecidos pelos responsáveis pelas atividades. Os resultados mostram que as ações de conscientização, ou seja, a explicação lógica e reflexiva a respeito dos elementos que constrangem e condicionam os comportamentos e valores alimentares dos atores sociais, não bastam para que estes realizem mudanças efetivas de condutas e pensamento. Para além da suposta mobilização reflexiva, percebeu-se que as ações mais eficazes para a transformação de hábitos foram aquelas capazes de atingir e mobilizar também desejos e afetos dos alunos.
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