Re-esclarecimento / Re-Enlightenment

Visualizações: 96

Autores

  • Gudmund Hernes BI Norwegian School of Management and Fafo Institute

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.810

Resumo

Se é verdade que as tecnologias que usamos em nosso cotidiano são, em grande medida, desdobramentos de ideias das ciências naturais, os arranjos sociopolíticos e econômicos que tornaram possível o desenvolvimento nacional e global são, em grande medida, desdobramentos de ideias extraídas das ciências sociais.

O mundo moderno tal como o conhecemos é produto da ciência em suas diversas formas. Neste novo século, porém, a ciência se encontra em situação paradoxal. Por um lado, ela é a grande força de transformação social − as mudanças geradas são tão diretas e intencionais quanto indiretas e involuntárias. Por outro lado, seus resultados são frequentemente ignorados; suas descobertas, negadas; e suas normas, transgredidas. Neste breve texto, discuto o papel das ciências naturais e sociais na formação do mundo moderno, em particular sua expansão durante o período que chamamos de Esclarecimento (ou Iluminismo).Analiso, então, as ameaças e os desafios à ciência e ao discurso racional neste novo século, e reivindico que um Re-esclarecimento é imperativo e urgente para confrontar os atuais dilemas da humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gudmund Hernes, BI Norwegian School of Management and Fafo Institute

Researcher at the Fafo Institute in Oslo, and Professor II at BI Norwegian School of Management.

Downloads

Publicado

03/01/2021

Como Citar

Hernes, G. (2021). Re-esclarecimento / Re-Enlightenment. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 9(21), 233–247. https://doi.org/10.20336/rbs.810

Edição

Seção

Sociologies in Dialogue