Re-esclarecimento / Re-Enlightenment

Visualizações: 96

Autores/as

  • Gudmund Hernes BI Norwegian School of Management and Fafo Institute

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.810

Resumen

Se é verdade que as tecnologias que usamos em nosso cotidiano são, em grande medida, desdobramentos de ideias das ciências naturais, os arranjos sociopolíticos e econômicos que tornaram possível o desenvolvimento nacional e global são, em grande medida, desdobramentos de ideias extraídas das ciências sociais.

O mundo moderno tal como o conhecemos é produto da ciência em suas diversas formas. Neste novo século, porém, a ciência se encontra em situação paradoxal. Por um lado, ela é a grande força de transformação social − as mudanças geradas são tão diretas e intencionais quanto indiretas e involuntárias. Por outro lado, seus resultados são frequentemente ignorados; suas descobertas, negadas; e suas normas, transgredidas. Neste breve texto, discuto o papel das ciências naturais e sociais na formação do mundo moderno, em particular sua expansão durante o período que chamamos de Esclarecimento (ou Iluminismo).Analiso, então, as ameaças e os desafios à ciência e ao discurso racional neste novo século, e reivindico que um Re-esclarecimento é imperativo e urgente para confrontar os atuais dilemas da humanidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gudmund Hernes, BI Norwegian School of Management and Fafo Institute

Researcher at the Fafo Institute in Oslo, and Professor II at BI Norwegian School of Management.

Publicado

01-03-2021

Cómo citar

Hernes, G. (2021). Re-esclarecimento / Re-Enlightenment. Revista Brasileña De Sociología, 9(21), 233–247. https://doi.org/10.20336/rbs.810

Número

Sección

Sociologies in Dialogue