Ações afirmativas e ciências sociais na UFRB

tensões e transformações na produção do conhecimento

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.904

Palavras-chave:

universidade, decolonialidade, produção do conhecimento, corpo político, ações afirmativas

Resumo

Este artigo visa compreender em que medida as Ciências Sociais e as universidades brasileiras estão se transformando e/ou sendo transformadas por uma nova configuração da geopolítica e do corpo político do conhecimento, a partir da interiorização das universidades públicas, implementada pelos governos do Partido dos Trabalhadores, e das cotas raciais. Para entender tais dinâmicas, realizamos um estudo de caso na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, procedendo à análise do Projeto Político Pedagógico do curso de Bacharelado em Ciências Sociais, assim como da atuação de coletivos e grupos de pesquisa compostos por sujeitos negros e negras, com o intuito de identificar se há uma reprodução ou transformação da colonialidade do saber e do racismo/sexismo epistêmico nesta instituição. Para tal análise, elencamos como pressupostos teórico-metodológicos a perspectiva decolonial e o pensamento afrodiaspórico de intelectuais negros e negras que pensaram a experiência acadêmica a partir de uma perspectiva racial crítica, antes e depois das políticas de ações afirmativas.

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Biografia do Autor

Weder Bruno de Almeida, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Angela Figueiredo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

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Publicado

02/02/2023

Como Citar

Almeida, W. B. de, & Figueiredo, A. (2023). Ações afirmativas e ciências sociais na UFRB: tensões e transformações na produção do conhecimento. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 10(26). https://doi.org/10.20336/rbs.904