Razões militantes em primeira pessoa
análise de práticas de ativismo político no Facebook
Visualizações: 362DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.860Palavras-chave:
Ativismo digital; Ativismo individualizado; Política digital; Redes sociais digitais. Etnografia digital.Resumo
Trata-se de estudo com o objetivo de analisar o ativismo político digital no Facebook, praticado diretamente por cidadãos ativos nas mídias sociais, sem o patrocínio de um coletivo ou instituição. A metodologia consiste em etnografia digital e 30 entrevistas com cidadãos engajados no Facebook, com o objetivo de avaliar suas razões militantes, autopercepções sobre suas práticas ativistas, seus interesses e motivações. As conclusões mostram que, apesar de apresentarem perfis diferenciados, os interagentes compartilham um conjunto de estratégias e modos de ação política no Facebook. As estratégias compartilhadas são as seguintes: empoderamento individual, narcisismo cognitivo, reciprocidade cognitiva, usos e gratificações, reforço do capital social.
Downloads
Referências
Abreu, Demetrius L. de, & Leite, Jáder F. (2016). Protestos de junho 2013 no Brasil: novos repertórios de confronto. Revista Polis e Psique, 6(3), 12-35. DOI: https://doi.org/10.22456/2238-152X.65499
Acosta Valencia, Gladys Lucia. (2012) Gestión de pasiones y polarización en las redes sociales. Un análisis del aplicativo Grupos en Facebook. Discurso & Sociedad, 6(4), 684-719.
Almeida, Juliana C. (2018). O reflexo de Narciso nas águas da internet: consumo e narcisismo nas sociabilidades em rede. Appris.
Almeida, Raquel de Q. (2018). Fake news: arma potente na batalha de narrativas das eleições 2018. Ciência e Cultura, 70(2), 9-12. http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602018000200004 DOI: https://doi.org/10.21800/2317-66602018000200004
Alonso, Angela. (2012). Repertório, segundo Charles Tilly: história de um conceito. Sociologia & Antropologia, v.2, n.3, p.21-41, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/2238-38752012v232
Altheide, David L., & Snow, Robert P. (2019). Media worlds in the postjournalism era. Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781351328883
Altieri, Luigia & Cifaldi, Gianmarco. (2018) Big data, privacy and information security in the European Union. Society & Society Work Review, 2(1), 56-69.
Aquino, Alexandre R., & Assis, Maria de F. P. (2016). Narcisismo: subjetividades contemporâneas. ECOS-Estudos Contemporâneos da Subjetividade, 6(2), 306-318.
Azevedo, Livia G.N.G. et al. (2015). Experimentação política da amizade em comunidades da internet a partir da teoria dos afetos de Espinosa. Psicologia USP, 26(2), 208-220. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-656420130024
Barajas, Karina B., & Carreño, Nohemí P. (2019). Desafíos de la etnografía digital en el trabajo de campo onlife. Virtualis, 10(18), 134-151.
Barassi, Veronica. (2016). Activism on the web: Everyday struggles against digital capitalism. Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315870991
Barbosa, Caroline G., Campos, Erico B. V., & Neme, Carmen M. B. (2021). Narcisismo e desamparo: algumas considerações sobre as relações interpessoais na atualidade. Psicologia USP, 32, 1-10. https://doi.org/10.1590/0103-6564e190014 DOI: https://doi.org/10.1590/0103-6564e190014
Barros, Antonio Teixeira de (2018). Juventude e poder político local: a percepção e o discurso de jovens sobre as eleições municipais de 2016. Sociedade e Estado, 33(3), 849-886. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201833030009
Barros, Antonio Teixeira de (2016). Educação e legislação: desafios para o aprendizado político e a cultura democrática. Educação & Sociedade, 37(136), 861-872. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302016112841
Barros, Antonio Teixeira de (2015). O projeto de transparência do Senado Federal: entre a accountability e a propaganda política. Sociologias, 17(39), 338-368. https://doi.org/10.1590/15174522-017003913 DOI: https://doi.org/10.1590/15174522-017003913
Barros, Antonio. Teixeira de et al. (2021). Do egocasting aos gabinetes digitais: o uso de lives, stories e podcasts pelos deputados federais brasileiros. Contextualizaciones Latinoamericanas, 2(25), 7-23.
Beck, Ulrich (1997). The reinvention of politics. Polity Press.
Bene, Marton. (2017). Influenced by peers: Facebook as an information source for young people. Social Media + Society, 3(2), 20-56. DOI: https://doi.org/10.1177/2056305117716273
Bennett, W. Lance, & Livingston, Steven. (2018). The disinformation order: Disruptive communication and the decline of democratic institutions. European journal of communication, 33(2), 122-139. DOI: https://doi.org/10.1177/0267323118760317
Bennett, W. Lance, & Segerberg, Alexandra. (2013). The logic of connective action: digital media and the personalization of contentious politics. Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139198752
Bennett, W. Lance, Segerberg, Alexandra, & Walker, Shawn. (2014). Organization in the crowd: peer production in large-scale networked protests. Information, Communication & Society, 17(2), 232-260. DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2013.870379
Bennett, W. Lance, Segerberg, Alexandra, & Knüpfer, Curt B. (2018). The democratic interface: Technology, political organization, and diverging patterns of electoral representation. Information, Communication & Society, 21(11), 1655-1680. DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2017.1348533
Boellstorff, Tom. (2012). Rethinking digital anthropology. In H. Horst & D. Miller (ed.), Digital anthropology (p. 39-60). Berg Publishers. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003085201-4
Borba, Julian. (2012). Participação política: uma revisão dos modelos de classificação. Sociedade e Estado, 27(2), 263-288. https://doi.org/10.1590/S0102-69922012000200004 DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922012000200004
Boulianne, Shelley. (2019). Revolution in the making? Social media effects across the globe. Information, communication & society, 22(1), 39-54. DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2017.1353641
Boutyline, Andrei, & Willer, Robb (2017). The social structure of political echo chambers: Variation in ideological homophily in online networks. Political Psychology, 38(3), 551-569. DOI: https://doi.org/10.1111/pops.12337
Bracciale, Rosella, & Rega, Roberta (2016). Political Information on Twitter: #elezioni2013 and the role of gatekeeper citizens. In O. Luego (ed.), Political communication in times of crisis (p. 209-226). Logos Verlag.
Brandtzaeg, Petter B. (2017). Facebook is no “great equalizer”. A big data approach to gender differences in civic engagement across countries. Social Science Computer Review, 35(1), 103-125. https://doi.org/10.1177/0894439315605806 DOI: https://doi.org/10.1177/0894439315605806
Breuer, Anita, & Groshek, Jacob. (2014). Online media and offline empowerment in post-rebellion Tunisia: An analysis of Internet use during democratic transition. Journal of Information Technology & Politics, 11(1), 25-44. http://dx.doi.org/10.1080/19331681.2013.850464 DOI: https://doi.org/10.1080/19331681.2013.850464
Bruns, Axel. (2018). Gatewatching and news curation: journalism, social media, and the public sphere (Digital Formations, Vol. 113). Peter Lang. DOI: https://doi.org/10.3726/b13293
Carneiro, Thiago L., Torres, Cláudio V., & Ekman, Joakim (2017). Participação política no Brasil e na Suécia: o papel dos estereótipos e do contágio. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(esp.), 1-11. https://doi.org/10.1590/0102-3772e32ne223 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-3772e32ne223
Casaqui, Vander (2016). Esboços e projetos da sociedade empreendedora: mundo conexionista, sociabilidade e consumo. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, 23(3), ID22654. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.3.22654
Castãneda, Marcelo (2018). Repertórios de ação em uma esfera pública interconectada: as campanhas da Avaaz. Antropolítica, 1(42). https://doi.org/10.22409/antropolitica2017.1i42.a47087 DOI: https://doi.org/10.22409/antropolitica2017.1i42.a541
Casteltrione, Isidoropaolo. (2016). Facebook and political participation: virtuous circle and participation intermediaries. Interactions: Studies in Communication & Culture, 7(2), 177-196. https://doi.org/10.1386/iscc.7.2.177_1 DOI: https://doi.org/10.1386/iscc.7.2.177_1
Castillo-Torres, Daniel, Núñez-Pacheco, Rosa, & López-Pérez, Blanca E. (2019). Aportes metodológicos de la etnografía digital latinoamericana basados en World of Warcraft. Revista Uruguaya de Antropología y Etnografía, 4(1), 11-23. https://doi.org/10.29112/ruae.v4.n1.2.
Choi, Yeon-Tae, & Kwon, Gyeong-Hoan (2019). New forms of citizen participation using SNS: an empirical approach. Quality & Quantity, 53(1), 1-17. DOI: https://doi.org/10.1007/s11135-018-0720-y
Coleman, James Samuel. (2001). Capital social y creación de capital humano. Zona Abierta, 94, 47-81.
Colleoni, Elanor, Rozza, Alessandro, & Arvidsson, Adam. (2014). Echo chamber or public sphere? Predicting political orientation and measuring political homophily in Twitter using big data. Journal of Communication, 64(2), 317-332. https://doi.org/10.1111/jcom.12084 DOI: https://doi.org/10.1111/jcom.12084
Costa, Jurandir F. (1984). Violência e psicanálise. Graal.
Dahlgren, Peter (2005). The Internet, public spheres, and political communication: Dispersion and deliberation. Political Communication, 22(2), 147-162. DOI: https://doi.org/10.1080/10584600590933160
De Blasio, Emiliana, & Selva, Donatella. (2016). Why choose open government? Motivations for the adoption of open government policies in four European countries. Policy & Internet, 8(3), 225-247. DOI: https://doi.org/10.1002/poi3.118
De Jong, Anna (2017). Rethinking activism. Social & Cultural Geography, 18(6), 851-868. DOI: https://doi.org/10.1080/14649365.2016.1239754
Di Felice, Massimo, Roza, Erick, & Pereira, Eliete. (2019). Net-Ativismo: redes digitais e novas práticas de participação. Papirus.
Duarte, André (2011). Hannah Arendt e o pensamento ‘da’ comunidade: notas para o conceito de comunidades plurais. O que nos faz pensar, 20(29), 21-40.
Dubois, Elizabeth, & Blank, Grant (2018). The echo chamber is overstated: the moderating effect of political interest and diverse media. Information, Communication & Society, 21(5), 729-745. https://doi.org/10.1080/1369118X.2018.1428656 DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2018.1428656
Earl, Jennifer, & Kimport, Katrina (2011). Digitally enabled social change: activism in the internet age. The MIT Press, 2011. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/9780262015103.001.0001
Flaxman, Seth, Goel, Sharad, & Rao, Justin M. (2016). Filter bubbles, echo chambers, and online news consumption. Public Opinion Quarterly, 80(51), 298-320. DOI: https://doi.org/10.1093/poq/nfw006
Fernback, Jan (1997). The individual within the collective: virtual ideology and the realization of collective principles. In S. Jones (Ed.), Virtual culture: identity and communication in cybersociety (p. 36-50). Sage. DOI: https://doi.org/10.4135/9781446250303.n3
Ferraz, Claudia P. (2019). A etnografia digital e os fundamentos da antropologia para estudos qualitativos em mídias online. Aurora: Revista de Arte, Mídia e Política, 12(35), 46-69. DOI: https://doi.org/10.23925/v12n35_artigo3
Fialho, Fabricio M. (2008). As múltiplas definições do capital social. Revista de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais - BIB, (65), 71-87.
Foregger, Sarah K. (2008). Uses and gratifications of Facebook.com [Tese de doutorado, Michigan State University].
Fortunati, Leopoldina (2014). Media between power and empowerment; can we resolve this dilemma? The Information Society, 30(3), 169-183. DOI: https://doi.org/10.1080/01972243.2014.896676
Franco, Marilda M. S., & Almeida Filho, José Carlos P. de. (2009). O conceito de competência comunicativa em retrospectiva e perspectiva. Revista desempenho, 10(1), 4-22.
Freitas, Christiana S. de (2002). O capital tecnológico-informacional. Estudos de Sociologia, 1(8), 163-183.
Fuks, Mario, & Casalecchi, Gabriela A. (2019). Expandindo o conceito de competência política: conhecimento político e atitudes democráticas na América Latina. Revista de Sociologia e Política, 26(68), 61-74. https://doi.org/10.1590/1678987318266802 DOI: https://doi.org/10.1590/1678987318266802
Gebera, Osbaldo W. T. (2008). La netnografía: un método de investigación en Internet. Educar, 42, 81-93. DOI: https://doi.org/10.5565/rev/educar.134
Giddens, Anthony (2010). A política da mudança climática. Zahar.
Gomes, Elias E., & Setton, Maria da G. J. (2016). Marketing e educação política: um estudo sobre agentes, estratégias e interpretações da cultura. Educação & Realidade, 41, 853-872. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623651728
Grieve, Rachel et al. (2013). Face-to-face or Facebook: can social connectedness be derived online? Computers in Human Behavior, 29(3), 604-609. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2012.11.017
Guess, Andrew, Nagler, Jonathan, & Tucker, Joshua. (2019). Less than you think: Prevalence and predictors of fake news dissemination on Facebook. Science Advances, 5(1), 45-86. DOI: https://doi.org/10.1126/sciadv.aau4586
Heiss, Raffael, Schmuck, Desiree, & Matthes, Jörg (2018). What drives interaction in political actors’ Facebook posts? Profile and content predictors of user engagement and political actors’ reactions. Information, Communication & Society, 22(10), 1-17. https://doi.org/10.1080/1369118X.2018.1445273 DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2018.1445273
Hine, Christine (2017a). From virtual ethnography to the embedded, embodied, everyday internet. In L. Hjort et al. (Ed.), The Routledge companion to digital ethnography (p. 47-54). Routledge.
Hine, Christine (2017b). Ethnographies of online communities and social media: Modes, varieties, affordances. The Sage handbook of online research methods, 2, 401-415. DOI: https://doi.org/10.4135/9781473957992.n23
Hodkinson, Paul. (2017). Bedrooms and beyond: Youth, identity and privacy on social network sites. New Media & Society, 19(2), 272-288. DOI: https://doi.org/10.1177/1461444815605454
Hoffmann, Christian Peter, Lutz, Christoph, Müller, Severina, & Meckel, Miriam. (2017). Facebook Escapism and Online Political Participation. In: Proceedings of the 8th International Conference on Social Media & Society. ACM, p. 41. DOI: https://doi.org/10.1145/3097286.3097327
Horst, Heather A., & Miller, Daniel (2020). Digital anthropology. Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003085201
Hostmidia. As 10 Redes Sociais mais usadas no Brasil em 2021. https://www.hostmidia.com.br/blog/redes-sociais-mais-usadas/
Jordão, Alexandre A. (2007). Novas subjetividades: narcisismo defensivo. Cad. Psicanal., 29 (20), 45-62.
Juris, Jeffrey S. (2012). Reflections on #Occupy Everywhere: social media, public space, and emerging logics of aggregation. American Ethnologist, 39(2), 87-09. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1548-1425.2012.01362.x
Kalsnes, Bente, & Larsson, Anders O. (2018). Understanding news sharing across social media: Detailing distribution on Facebook and Twitter. Journalism Studies, 19(11), 1669-1688. DOI: https://doi.org/10.1080/1461670X.2017.1297686
Krasnova, Hannah, Wenninger, Helena, Widjaja, Thomas, & Buxmann, Peter. (2013). Envy on Facebook: A hidden threat to users’ life satisfaction? In Proceedings of the 11th International Conference on Wirtschaftsinformatik.
Lapa, Andrea. (2015). Poder e empoderamento na cultura digital. Em Aberto, 28(94), 222-227.
Larsson, Anders O. (2018). “I Shared the News Today, oh Boy” News provision and interaction on Facebook. Journalism Studies, 19(1), 43-61. DOI: https://doi.org/10.1080/1461670X.2016.1154797
Lasch, Christopher. (1983). A cultura do narcisismo. Imago.
Leitão, Débora K.; Gomes, Laura Graziela (2018). Etnografia em ambientes digitais: perambulações, acompanhamentos e imersões. Antropolítica Revista Contemporânea de Antropologia, 1(42), 41-65. DOI: https://doi.org/10.22409/antropolitica2017.1i42.a546
Maireder, Axel, Weeks, Brian E.; Gil de Zúñiga, Homero, & Schlögl, Stephan. (2017). Big data and political social networks: Introducing audience diversity and communication connector bridging measures in social network theory. Social Science Computer Review, 35(1), 126-141. DOI: https://doi.org/10.1177/0894439315617262
Marichal, José. (2018). Facebook democracy: The architecture of disclosure and the threat to public life. Taylor & Francis.
Marzochi, Samira F., & Balieiro, Fernando de F. (2021). Muralha de espelhos: o narcisismo político nas plataformas digitais. Revista Brasileira de Sociologia-RBS, 9(23), 121-148. DOI: https://doi.org/10.20336/rbs.766
Mascheroni, Giovanna, & Murru, Maria Francesca. (2017). “I Can Share Politics But I Don’t Discuss It”: Everyday Practices of Political Talk on Facebook. Social Media+ Society, 3(4), 205-217. DOI: https://doi.org/10.1177/2056305117747849
Mattoni, Alice, & Treré, Emiliano (2014). Media practices, mediation processes, and mediatization in the study of social movements. Communication Theory, 24(3), 252-271. DOI: https://doi.org/10.1111/comt.12038
Mendonça, Ricardo F., Freitas, Fernando V., & Oliveira, Wesley Matheus (2014). Reciprocidade discursiva, enquadramento e deliberação: a consulta pública sobre reforma política da ALMG. Análise Social, 49(211), 244-271.
Mezzomo, Frank Antonio, Dos Anjos, Brandon L., & Pataro, Cristina S. (2020). Os usos do Facebook em campanhas eleitorais. Compolítica, 10(2), 109-136. DOI: https://doi.org/10.21878/compolitica.2020.10.2.337
Metz, Manon; Kruikemeier, Sanne, & Lecheler, Sophie. (2019). Personalization of politics on Facebook: examining the content and effects of professional, emotional and private self-personalization. Information, Communication & Society, 23(10). DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2019.1581244
Miller, Daniel (2018). Digital Anthropology. Cambridge Encyclopedia of Anthropology. http://doi.org/10.29164/18digital DOI: https://doi.org/10.29164/18digital
Miskolci, Richard (2017). Desejos digitais, Autêntica Editora.
Mitozo, Isabele B.; Massuchin, Michele G., & Carvalho, Fernanda C. (2017). Debate político-eleitoral no Facebook: os comentários do público em posts jornalísticos na eleição presidencial de 2014. Opinião Pública, 23(2), 459-484. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-01912017232459
Murta, Felipe et al. (2017). Eleições e mídias sociais: Interação e participação no Facebook durante a campanha para a Câmara dos Deputados em 2014. Compolítica, 7(1), 47-72. DOI: https://doi.org/10.21878/compolitica.2017.7.1.111
O’Donnell, Guillermo. (2010). Democracy, agency, and the state: theory with comparative intent. Oxford Studies in Democratization. Oxford Academic.
Papacharissi, Zizi. (2015). Affective publics: Sentiment, technology, and politics. Oxford University Press. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199999736.001.0001
Papacharissi, Zizi, & Mendelson, Andrew. (2010). Toward a new (er) sociability: uses, gratifications and social capital on Facebook. In S, Papathanassopoulos. Media perspectives for the 21st century (p. 212-230). Routledge.
Pavesi, Patrícia P. & Valentim, Julio (2019). Emoção e polarização nas e pelas redes digitais: a gestão de repertórios afetivos por públicos em rede. Sinais: Revista de Ciências Sociais, 2(23), 98-127.
Pereira, Samira Cristina S., & Mendes, Sérgio P. C. (2020). Um debate sobre o campo online e a etnografia virtual. Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, 21, 196-212. DOI: https://doi.org/10.23925/1984-3585.2020i21p196-212
Pérez, Maria Amor, & Delgado, Águeda (2017). Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores. Lumina, 11(1). DOI: https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21416
Petitat, André. (2011). Educação difusa e relação social. Educação & Realidade, 36(2), 365-377.
Peyton, Tamara. (2013). Emotion to Action? Deconstructing the ontological politics of the “like” button. In T. Benski, & E. Fisher. Internet and Emotions (p. 127-142). Routledge.
Plesner, Ursula, & Phillips, Louise (2014). Researching virtual worlds: Methodologies for studying emergent practices. Routledge.
Pink, Sarah (2016). Digital ethnography. In S. Kubitschko, & A. Kaun. Innovative Methods in Media and Communication Research (p. 161-165). Palgrave MacMillan Cham.
Pond, Philip; Lewis, Jeff (2019). Riots and Twitter: connective politics, social media and framing discourses in the digital public sphere. Information, Communication & Society, 22(2), 213-231. DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2017.1366539
Quan-Haase, Anabel, & Young, Alyson. L. (2010). Uses and gratifications of social media: A comparison of Facebook and instant messaging. Bulletin of Science, Technology & Society, 30(5), 350-361. DOI: https://doi.org/10.1177/0270467610380009
Quattrociocchi, Walter, Scala, Antonio, & Sunstein, Cass R. (2016). Echo chambers on Facebook. The Social Science Research Network. Havard University. https://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2795110 DOI: https://doi.org/10.2139/ssrn.2795110
Ranchordás, Sofia. (2017). Digital agoras: democratic legitimacy, online participation and the case of Uber-petitions. The Theory and Practice of Legislation, 5(1), 31-54. DOI: https://doi.org/10.1080/20508840.2017.1279431
Rega, Rossella. (2013). Culture partecipative e nuovo engagement. Sociologia della comunicazione, 46, 131-149. DOI: https://doi.org/10.3280/SC2013-046009
Ribeiro, Edinaldo, Borba, Julian, & Hansen, Jaqueline. (2019). Internet e ativismo político na América Latina e Caribe: Recursos individuais e oportunidades de acesso. Civitas, 19(1), 261-280. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2019.1.30332 DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7289.2019.1.30332
Roberts, Steven et al. (Eds.). (2016). Digital methods for social science: An interdisciplinary guide to research innovation. Palgrave MacMillan.
Rocha, Ana Luiza C., & Eckert, Cornelia (2016). Antropologia em outras linguagens: considerações para uma etnografia hipertextual. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 31(90), 71-85. DOI: https://doi.org/10.17666/319071-84/2016
Rocha, Leonardo C., & Braga, Sergio S.. (2015). Novas mídias e partidos políticos: ação política das instituições partidárias brasileiras na internet. Anuário Unesco / Metodista de Comunicação Regional, 17(17), 209-221. DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0934/aum.v17n17p209-221
Rosen, Christine. (2008). The Age of Egocasting. The New Atlantis, 7, 51-72.
Safatle, Vladimir (2016). O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. Cosac & Naif.
Sawicki, Danieli P., & Storti, Adriana T. (2016). Marketing pessoal e marca pessoal: um olhar teórico sobre a importância e principais conceitos. Perspectiva, 40(150), 27-38.
Sibilia, Paula. (2008). O show do Eu. A intimidade como espetáculo. Nova Fronteira.
Silveira, Paulo (1990). Narcisismo: sintoma social? Tempo Social, 2(2), 129-144. DOI: https://doi.org/10.1590/ts.v2i2.84807
Silveira, Sergio A. (2010). Ciberativismo, cultura hacker e o individualismo colaborativo. Revista Usp, 86, 28-39. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i86p28-39
Sheldon, Kennon M., & Abad, Neetu, & Hinsch, Christian. (2011). A two-process view of Facebook use and relatedness need-satisfaction: Disconnection drives use, and connection rewards it. Journal of Personality and Social Psychology, 100(4), 766-775. DOI: https://doi.org/10.1037/a0022407
Siqueira, Mirlene Maria. M. (2005). Esquema mental de reciprocidade e influências sobre afetividade no trabalho. Estudos de Psicologia, 10(1), 83-93. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2005000100010
Smock, Andrew D., Ellison, Nicole B., Lampe, Cliff, & Wohn, Donghee Y. (2011). Facebook as a toolkit: A uses and gratification approach to unbundling feature use. Computers in Human Behavior, 27(6), 2322-2329. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2011.07.011
Terra, Carolina F. (2017). Do broadcast ao socialcast: apontamentos sobre a cauda longa da influência digital, os microinfluenciadores. Communicare, 17(Esp.), 80-101.
Terra, Carolina F. (2009). Usuário-mídia: o quinto poder. Um estudo sobre as influências do internauta na comunicação organizacional. Anais do 3º Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas–Abrapcorp, III. São Paulo, 12 a 15 de outubro de 2009.
Tilly, Charles (2006). Regimes and repertoires. University of Chicago Press. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226803531.001.0001
Toepfl, Florian. (2018). From connective to collective action: internet elections as a digital tool to centralize and formalize protest in Russia. Information, Communication & Society, 21(4), 531-547. DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2017.1290127
Van Laer, Jeroen & Van Aelst, Peter (2010). Internet and social movement action repertoires: Opportunities and limitations. Information, Communication & Society, 13(8), 1146-1171. DOI: https://doi.org/10.1080/13691181003628307
Vasconcellos, Maria Cristina G. (2014). Narciso à procura de sua imagem no espelho: algumas reflexões sobre o narcisismo na atualidade. Rev. Psicanal, 21(3), 661-674.
Vitorino, Elizete V., & Piantola, Daniela. (2011). Dimensões da competência informacional. Ciência da Informação, 40(1), 99-110. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652011000100008
Vromen, Ariadne, Loader, Brian D., Xenos, Michael A., & Bailo, Francesco (2016). Everyday making through Facebook engagement: Young citizens’ political interactions in Australia, the United Kingdom and the United States. Political Studies, 64(3), 513-533. DOI: https://doi.org/10.1177/0032321715614012
Wanderley, Alexandre A. R. (1999). Narcisismo contemporâneo: uma abordagem laschiana. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 9(2), 31-47. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73311999000200003
Williams, Hywell T. P., McMurray, James, R., Kurz, Tim, & Lambert, F. Hugo. (2015). Network analysis reveals open forums and echo chambers in social media discussions of climate change. Global Environmental Change, 32, 126-138. DOI: https://doi.org/10.1016/j.gloenvcha.2015.03.006
Willson, Michele. (2014). The politics of social filtering. Convergence, 20(2), 218-232. DOI: https://doi.org/10.1177/1354856513479761
Zuckerberg, Randi. (2010). Accidental activists: Using Facebook to drive change. Journal of International Affairs, 64(1), 177-180.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Antonio Teixeira de Barros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).