Trap e funk brasileiro
entre empreendedorismo, desencanto e políticas culturais de inclusão digital
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https://doi.org/10.20336/rbs.1017Palavras-chave:
desigualdade social, crise da classe média, novas emergências culturais juvenis, novas marginalidades sociaisResumo
O objetivo deste artigo é analisar a emergência de uma nova cultura juvenil global expressa na expansão do gênero trap, assim como sua expressão local na Argentina em comparação com o trap funk brasileiro. O que diz sobre nossas sociedades uma tal representação musical-visual de um estilo de vida juvenil marginal? Como se pode verificar em portais de internet, redes sociais e plataformas de streaming, suas personas têm um alcance internacional ao qual acedem de forma vertiginosa com o uso hábil das tecnologias digitais. O público do trap e do funk reflete um fenômeno massivo, como evidenciado pelas visualizações dos perfis por seus seguidores, sendo as redes sociais via celulares de cantores e cantoras de trap e funk mais populares um meio relevante na constituição do fenômeno em âmbitos social, comunicacional e visual.
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- 10/14/2024 (2)
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