Participación política de los estudiantes ingresados en universidades federales brasileñas por acción afirmativa

límites y potencialidades

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.900

Palabras clave:

educação superior, universidades federais, política afirmativa, participação política, estudantes cotistas.

Resumen

El artículo presenta un estudio de caso comparativo en educación que investiga la participación de los estudiantes admitidos a través de cuotas en la construcción de políticas afirmativas en dos universidades públicas. Se utiliza el recurso metodológico del análisis de contenido para examinar textos político-normativos, así como entrevistas semiestructuradas realizadas a gestoras y gestores de macroestructuras universitarias y a estudiantes enfocados por la política. Se hace énfasis analítico en los diferentes ámbitos de participación de estos estudiantes en las universidades públicas. El marco teórico-conceptual involucró teorías de justicia social y decoloniales que, con intersecciones, sustentan posibilidades de una lectura ampliada sobre cuestiones educativas de carácter estructural. Los resultados indican que, en las dos universidades analizadas, los estudiantes admitidos por cuotas juegan un papel histórico en la lucha y presión por cambios estructurales en la búsqueda de sus derechos. De la presencialidad a las acciones organizadas, produjeron avances hacia la descolonización de estructuras institucionales que reproducen las desigualdades sociales en el ámbito académico.

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Biografía del autor/a

Rita de Cassia Soares de Souza Bueno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora (2022) e Mestre (2015) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ambos na linha de pesquisa em Políticas e Gestão de Processos Educacionais. Licenciada em Letras (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Gestão Educacional: Orientação e Supervisão (2010) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atuou como docente do curso de Especialização em Políticas e Gestão da Educação (2015) do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRGS. Tem experiência como docente na rede pública e privada de educação básica (1996-2009), atuando principalmente como professora de Língua Portuguesa e alfabetização de crianças, jovens e adultos. Trabalhou na organização, pesquisa e revisão ortográfica do livro Raízes de Viamão: História, Memória e Pertencimento (2008). Atualmente é docente convidada do Programa de Pós-graduação em Educação/UFRGS e Técnica em Assuntos Educacionais/UFRGS. Extensionista/UFRGS. Pesquisadora junto ao Núcleo de Estudos de Políticas e Gestão da Educação (NEPGE) da Faculdade de Educação da UFRGS; e junto ao grupo de estudos do Programa de Políticas Educativas do Núcleo de Educación para la Integración (NEPI) da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM).

Neusa Chaves Batista, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui doutorado em Educação (2009), mestrado em Sociologia (2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduação em Ciências Sociais (1999) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Realizou, em 2017, estágio Pós-Doutoral em Políticas Educacionais Comparadas junto ao Grupo de Investigación Políticas y Reformas Educativas de la Facultad de Ciencias de la Educación - Universidad de Granada-España. Atua como representante alterna da Secretaria de Assuntos Internacionais da UFRGS junto ao Núcleo de Educación para la Integración (NEPI) - Asociación de Universidades Grupo Montevideo. É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas e Gestão da Educação (NEPGE) da Faculdade de Educação da UFRGS. Tem experiência em Sociologia da Educação com ênfase no campo da Sociologia das Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, democracia e justiça social, políticas públicas para a gestão democrática da educação, conselhos de educação e sistemas de ensino, formação de gestores para a educação básica, políticas públicas de ações afirmativas para a educação superior. Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED-UFRGS).

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Publicado

13-04-2024

Cómo citar

Bueno, R. de C. S. de S. ., & Batista, N. C. (2024). Participación política de los estudiantes ingresados en universidades federales brasileñas por acción afirmativa: límites y potencialidades. Revista Brasileña De Sociología, 12, e-rbs.900. https://doi.org/10.20336/rbs.900

Número

Sección

Artigos