Desafios na implementação do Plano de Manejo na Resex Marinha de Caeté-Taperaçu, Amazônia
Visualizações: 0DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.923Palavras-chave:
Plano de Manejo, Resex Marinha, Participação, implementaçãoResumo
O objetivo deste estudo foi compreender os desafios na implementação do Plano de Manejo, um dos dispositivos envolvidos na efetivação de um instrumento de política pública ambiental, no contexto da Reserva Extrativista Marinha de Caeté-Taperaçu, situada no município de Bragança, Pará. A abordagem teórica se pautou pela sociologia da ação pública. Este estudo faz um recorte temporal de 2011 a 2018. Foram entrevistados dez atores participantes desse processo. Os principais resultados observados se referem à gestão da Reserva que apresenta uma limitada participação da população envolvida. Concluímos que o Plano de Manejo precisa ser atualizado e incluir maior participação dos principais usuários, incorporando seus conhecimentos tradicionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcelo do Vale Oliveira, Ana Beatriz Guimarães Quadros, Sebastiao Rodrigues da Silva Junior, Roberta Sá Leitão Barboza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).