Imagens na era digital

diálogos e confluências entre a sociologia digital e a sociologia das imagens

Visualizações: 104

Autores

  • Túlio Rossi Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.
  • Fernando de Figueiredo Balieiro Universidade Federal de Catalão, Catalão, GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.1054

Palavras-chave:

imagens, mídias digitais, sociologia digital

Resumo

O presente dossiê se dedica à análise das diversas formas de utilização de imagens, sejam elas fotografias, vídeos e outras produções visuais e audiovisuais nas mídias digitais. Propõe, assim, um diálogo entre os campos da sociologia da imagem e da sociologia digital, considerando a importância da análise sociológica das condições simbólicas e do papel das imagens, em suas diversas modalidades, na vida social. Em um esforço para compreender as mudanças culturais, políticas e econômicas trazidas pela popularização das tecnologias digitais em nossa sociedade, devota-se a um dos seus aspectos notórios: a criação de conteúdo imagético e, particularmente, audiovisual, considerando a centralidade das novas dinâmicas comunicativas das plataformas digitais e, mais recentemente, as inovações produzidas pela inteligência artificial generativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Túlio Rossi, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

Doutor em Sociologia (USP) e professor adjunto do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. Membro Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP - Araraquara e de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia.

Fernando de Figueiredo Balieiro, Universidade Federal de Catalão, Catalão, GO, Brasil.

Doutor em Sociologia (UFSCar), professor do Instituto de História e Ciências Sociais da Universidade Federal de Catalão (UFCat) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista produtividade do CNPq, nível 2, é membro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), coordenador do GT Sociologia Digital, e da International Sociological Association (ISA), atuando no Comitê de Pesquisa Futures Research e no Grupo de Trabalho Digital Sociology.

Referências

Adelman, Miriam, Franco, César B., & Pires, Andressa F. (2015). Ruralidades atravessadas: jovens do meio campeiro e narrativas sobre o Eu e o(s) Outro(s) nas redes sociais. Cadernos Pagu, (44), 141-70. https://doi.org/10.1590/1809-4449201500440141

Ahmed, Sara. (2004). The Cultural Politics of Emotion. Routledge.

Balieiro, Fernando de F. (2022). Uma sociologia do escândalo da Mostra Queermuseu: disputas de enquadramento midiático entre o jornalismo profissional e o Movimento Brasil Livre. Sociedade e Estado, 37 (2), 551-73. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237020008

Beleli, Iara. (2015). O imperativo das imagens: construção de afinidades nas mídias digitais. Cadernos Pagu, (44), 91-114. https://doi.org/10.1590/1809-4449201500440091

Butler, Judith. (2015). Tortura e a ética da fotografia: pensando com Sontag. In: J. Butler. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto? Civilização Brasileira.

Castells, Manuel. (2015). O poder da comunicação. 1a ed. Paz e Terra.

Couldry, Nick, & Hepp, Andreas. (2020). A construção mediada da realidade. Tradução: Luzia Araújo. Ed. Unisinos.

Entman, Robert M. (1993). Framing: toward clarification of a fractured paradigm. Journal of Communication, 43 (4), 51-8.

Goffman, Erving. (2012). Os quadros da experiência social: uma perspectiva de análise. Editora Vozes.

Hjarvard, Stig. (2014). A midiatização da cultura e da sociedade. Ed. Unisinos.

Lupton, Deborah. (2014). Digital Sociology. Routledge.

Menezes, Paulo. (2017). Sociologia e cinema: aproximações teórico-metodológicas. Teoria e Cultura, 12 (2), 17-36. https://doi.org/10.34019/2318-101X.2017.v12.12375

Miskolci, Richard, & Balieiro, Fernando de F. (2023). The moralization of politics in Brazil. International Sociology, 38 (4), 481-2496. https://doi.org/10.1177/02685809231180879

Miskolci, Richard, & Balieiro, Fernando de F. (2018). Sociologia digital: balanço provisório e desafios. Revista Brasileira de Sociologia, 6 (12), 132-156.

Snow, David, & Benford, Robert. (1992). Master frames and cycles of protest. In: A. Morris, & C. M. Mueller. (orgs). Frontiers in Social Movement Theory. Yale University Press.

Tuchman, Gaye. (1978). Making news: a study in the construction of reality. The Free Press.

Van Dijck, José. (2016). La cultura de la conectividad: una historia crítica de las redes sociales. Siglo Veintiuno.

Van Dijck, José, Poell, Tomas, & Waal, Martijn de. (2018). The platform society: public values in a connective world. Oxford University Press.

Downloads

Publicado

10/11/2024

Como Citar

Rossi, T., & Balieiro, F. de F. (2024). Imagens na era digital: diálogos e confluências entre a sociologia digital e a sociologia das imagens. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 12, e-rbs.1054. https://doi.org/10.20336/rbs.1054

Edição

Seção

Dossiê Imagens na Era Digital