Lazer como marcador de classe
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https://doi.org/10.20336/rbs.1042Palavras-chave:
Estratificação, Lazer, Classe, PercepçãoResumo
Este artigo analisa a percepção do lazer como marcador de classe, mais especificamente, como fator relevante na definição do pertencimento à classe média urbana brasileira. Através de pesquisa realizada com grupos focais em três capitais: Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, propõe-se examinar a percepção do lazer como marca de distinção de classe, considerando que as interpretações dos participantes sobre suas posições sociais estão associadas ao exercício de atividades de lazer, particularmente viagens. Dessa forma, o lazer surge como uma das características mais distintivas da identidade de classe média, sendo, ao mesmo tempo, indicativo de sua heterogeneidade e das transformações que ocorreram ao longo do tempo neste estrato social. A definição de classe média adotada neste trabalho está vinculada ao perfil dos participantes dos grupos focais: indivíduos com educação superior, renda nos estratos superiores da distribuição e, em geral, moradores dos bairros mais afluentes.
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