Ancoradouros para pesquisas móveis

navegando o sistema de automobilidades a partir do Porto de Santos

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Autores

  • Bianca Freire-Medeiros Universidade de São Paulo
  • Isabela Vianna Pinho Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.1031

Palavras-chave:

mobilidades socioespaciais, infraestrutura portuária, carros

Resumo

Este artigo foca na relação entre um dos maiores complexos portuários do mundo e o sistema de automobilidades. Utilizamo-nos estrategicamente do ancoradouro como recurso descritivo e analítico, sugerindo caminhos metodológicos para a identificação, no contexto do Porto de Santos, de algumas das conexões multissituadas e multiescalares de que depende tal sistema. Como apreender analiticamente o regime de mobilidades e que táticas acionar na identificação de chokepoints e checkpoints que restringem ou potencializam os fluxos aí implicados? Atravessa o artigo a intenção de apresentar o ancoradouro como um artifício útil a pesquisas interessadas tanto na dimensão política e sistêmica das mobilidades, quanto nas redes que conectam o “local” e o “global”.

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Biografia do Autor

Bianca Freire-Medeiros, Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) e dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia (FFLCH/USP) e Turismo (EACH/USP).

Isabela Vianna Pinho, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de São Carlos (PPGS/UFSCar)

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Publicado

12/30/2024

Como Citar

Freire-Medeiros, B., & Vianna Pinho, I. (2024). Ancoradouros para pesquisas móveis: navegando o sistema de automobilidades a partir do Porto de Santos. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 12, e-rbs.1031. https://doi.org/10.20336/rbs.1031

Edição

Seção

Dossiê Mercados Transnacionais