(Inter)faces, perspectivas e linguagens imagéticas
a genealogia e os paradigmas da imagem a partir da semiótica
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https://doi.org/10.20336/rbs.1005Palavras-chave:
imagem, linguagens, sociologia da imagem, semiótica, PeirceResumo
O artigo propõe um diálogo interdisciplinar entre diferentes estudos e perspectivas sobre a imagem. Discute questões relacionadas com a complexidade deste fenômeno, suas transformações no decorrer do tempo e seu caráter objetivo, subjetivo e intersubjetivo enquanto signo. O intuito é suscitar uma reflexão sobre as (inter)faces da imagem, com ênfase nos processos de semiose historicamente constituídos. O referencial teórico utilizado tem como principal fundamento a Genealogia da Imagem de William J. T. Mitchell, que conceitualiza a imagem através de suas distinções epistemológicas e as organiza como: imagem gráfica, ótica, perspectiva, mental e verbal. E utiliza também os Quatro Paradigmas da Imagem (pré-fotográfico, fotográfico, pós-fotográfico e híbrido) propostos por Lucia Santaella. O texto tem caráter interdisciplinar, metodologia qualitativa e, como perspectiva de análise do estudo, adota a semiótica peirceana e considera os processos de relação objeto-signo-interpretante e suas tríades. Com o propósito de articular os conceitos que fundamentam o estudo com a semiótica, foram escolhidas para a análise as linguagens imagéticas manifestadas pelas artes plásticas, pela fotografia e pelo audiovisual. Com as reflexões propostas pelo texto, pudemos elucidar que o conceito de imagem e suas linguagens estão em constantes transformações e intrinsecamente ligados com a cultura, as tecnologias e o desenvolvimento das sociedades humanas, oscilando também nas relações semióticas a elas associadas.
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