CHAMADA DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ pensamento social brasileiro
O pensamento social brasileiro tem se afirmado como uma área central de reflexão crítica das ciências sociais sobre a formação da sociedade, suas tradições intelectuais e seus dilemas contemporâneos. Diante de um contexto global marcado pelo avanço do conservadorismo, da extrema direita, de crises institucionais e da própria democracia liberal, somam-se novos padrões de exclusão e recomposições da estratificação social que desafiam interpretações consolidadas. Esses fenômenos recolocam em pauta questões já historicamente tratadas pela área, como a relação entre intelectuais, cultura, ideologias e poder, evidenciando seu papel como ferramenta analítica essencial na auto-observação da sociedade brasileira.
Consolidado como um campo fértil para pesquisa e ensino, o pensamento social brasileiro tem incorporado novas linguagens culturais, novas abordagens metodológicas e temas emergentes como raça, gênero e tecnologia, sem abandonar a crítica às matrizes clássicas e aos efeitos sociais das ideias sobre instituições e práticas. A circulação, disputa e recepção de interpretações sobre o Brasil seguem sendo elementos chave para compreender as mudanças rápidas e os conflitos que atravessam o país na era da globalização e das plataformas digitais.
Este dossiê convida contribuições que ampliem esse debate, explorando continuidades e inflexões do pensamento social brasileiro, suas tensões internas e sua capacidade de acompanhar e questionar o mundo em transformação.
Propostas podem abordar, entre outros temas:
- Ideias e ideologias na dinâmica política contemporânea
- Releituras de tradições intelectuais (conservadoras, liberais, marxistas etc.)
- Desigualdades e novas agendas críticas
- Estéticas, artes e cultura e o pensamento social brasileiro
- Circulação, recepção e usos das ideias no ambiente digital
***
As submissões ao dossiê deverão ser feitas na página da RBS (https://rbs.sbsociologia.com.br/) para a seção “Dossiê Pensamento Social Brasileiro”, até 20 de abril de 2026 e deverão atender as Diretrizes para Autores.
Os artigos submetidos ao dossiê passarão por quatro etapas de avaliação. A primeira, de forma, realizada pela equipe editorial da revista, avaliará a adequação do manuscrito às Diretrizes para autores. Em caso de não adequação, os(as) autores(as) serão informados e a submissão arquivada. A segunda etapa será responsabilidade dos organizadores do dossiê, com o apoio da equipe editorial da RBS, que avaliarão a pertinência do manuscrito à ementa do dossiê e ao escopo da revista. Em caso de não adequação, será elaborado um parecer editorial que será enviado aos(às) autores(as) e a submissão será recusada. A terceira etapa consistirá na avaliação por pares duplo-cega dos manuscritos aprovados nas etapas anteriores. Submissões com pareceres negativos serão rejeitadas. Aquelas com recomendação de revisões, a critério dos organizadores do dossiê, poderão ser rejeitadas ou ter solicitada revisão, podendo, então, compor a lista para seleção final. Submissões com pareceres de aceitação farão parte da lista final para seleção dos manuscritos a incluir no dossiê.
Dentre as submissões aprovadas para incluir a lista final, serão selecionados até sete manuscritos para integrar o dossiê. As restantes, se houver, a critério dos editores da RBS, poderão ser consideradas para publicação em outras edições da revista, na seção de submissões em fluxo contínuo, se for do interesse dos(as) autores(as).






