Ensinando a partir do Sul
novos diálogos entre a História da Sociologia e a Teoria Sociológica (introdução)
Visualizações: 446DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.916Palavras-chave:
ensino de sociologia, história da sociologia, eurocentrismoResumo
Este texto apresenta o dossiê “Perspectivas não-eurocêntricas para o ensino de sociologia”, destacando as seguintes questões: a) a relevância do campo da história da sociologia para a construção da teoria social contemporânea e os limites da historiografia disciplinar eurocêntrica; b) os problemas do ensino de sociologia em graduações, com destaque para o caso brasileiro; c) a necessidade de uma nova política de ensino para a graduação que contribua para a superação do eurocentrismo.
Downloads
Referências
Alatas, Syed F. (2006). Alternative discourses in Asian social science: responses to Eurocentrism. Sage.
Alatas, Syed F. & Sinha, Vineeta. (2001). Teaching classical sociological theory in Singapore: the context of Eurocentrism. Teaching Sociology, 29(3), 316-331. https://doi.org/10.2307/1319190
Alexander, Jeffrey. (1987). The centrality of the classics. In A. Giddens & J. Turner (org.), Social theory today (pp. 11-57). Stanford University Press.
Baehr, Peter. (2002). Founders, classics, canon: modern disputes over the origins and appraisal of sociology’s heritage. Transaction.
Beigel, Fernanda. (2016), Introduction. In F. Beigel (ed.), The politics of academic autonomy in Latin America (p.1-28). Routledge.
Beigel, Fernanda, & Gallardo, Osvaldo. (2021). Productividad, bibliodiversidad y biolingüismo en un corpus completo de producciones científicas. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad-CTS, 16(46), 41-71.
Borges, A., & Bernardino-Costa, J. (2022). Dessenhorizar a universidade: 10 anos da lei 12.711, ação afirmativa e outras experiências. Mana, 28(3), e2830400. https://doi.org/10.1590/1678-49442022v28n3a0400" https://doi.org/10.1590/1678-49442022v28n3a0400
Brasil Jr, Antonio. (2013). The reinvention of the sociology of modernization: Luiz Costa Pinto and Florestan Fernandes (1950-1970). Trabalho, Educação e Saúde, 11(1), 229-249. https://doi.org/10.1590/S1981-77462013000100013
Canagarajah, A. Suresh. (2002). A geopolitics of academic writing. University of Pittsburgh Press. https://doi.org/10.2307/j.ctt5hjn6c
Carvalho, Layla P. (2021). Políticas públicas, transversalidade de gênero e interseccionalidades. Ed. da Autora.
Castro, Celso (org.). (2022). Além do cânone: para ampliar e diversificar as ciências sociais. FGV.
Collyer, Fran, & Dufoix, Stéphane. (2022). Rethinking the epistemic compass. Revue d’histoire des sciences humaines, 41. https://doi.org/10.4000/rhsh.7411
Connell, Raewyn. (2007), Southern Theory: the global dynamics of knowledge in social sciences. Polity Press.
Connell, Raewyn. (1997). Why is classical theory classical? American journal of sociology, 102(6), 1511-1557. https://doi.org/10.1086/231125
Daflon, Verônica, & Sorj, Bila. (2021). Clássicas do pensamento social: mulheres e feminismos no século XIX. Rosa dos Tempos.
Dayé, Christian. (2018). A systematic view on the use of History for current debates in Sociology, and on the potential and problems of a historical Epistemology of Sociology. The American Sociologist, 49(4), 520-547. https://doi.org/10.1007/s12108-018-9385-1
Dufoix, Stéphane. (2021). Under Western eyes? Elements for a transnational and international history of sociology in Asia (1960s–1980s). Journal of Historical Sociology, 34(1), 55-74. https://doi.org/10.1111/johs.12319
Go, Julian. (2016), Globalizing sociology, turning south. Perspectival realism and the southern standpoint. Sociologica, 10(2), 1-41. https://doi.org/10.2383/85279
Gomes, Nilma L. (2012). Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem fronteiras, 12(1), 98-109.
Handfas, Anita, & Maçaira, Julia P. (2012). O estado da arte da produção científica sobre o ensino de sociologia na educação básica. BIB-Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, (74), 43-59.
Heilbron, Johan. (2014), The social sciences as an emerging global field. Current sociology, 62(5), 685-703. https://doi.org/10.1177/0011392113499739
Heilbron, Johan, & Sapiro, Gisèle. (2007). Outline for a sociology of translation. In M. Wolf; A. Fukari (org.), Constructing a sociology of translation (pp. 93-107). John Benjamins.
Jadhav, Vishal. (2019). Social justice, inequalities and democracy in India. Issues and challenges. In M. Abrams (ed.), Toward a more just world: Sociology and social justice i nthe XXIs century (p. 48-68). Sage.
Keim, Wiebke. (2010). Pour un modèle centre-périphérie dans les sciences sociales. Revue d'anthropologie des connaissances, 4(3), 570-598.
Klein, Stefan, & Boatcă, Manuela. (2022). Lendo a teoria sociológica a contrapelo. Sociedade e Estado, 37, 751-755. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237030001
Kreimer, Pablo (2019). Science and society in Latin America: peripheral modernities. Routledge.
Kreimer, Pablo, & Vessuri, Hebe. (2018). Latin American science, technology, and society: A historical and reflexive approach. Tapuya: Latin American Science, Technology and Society, 1(1), 17-37. https://doi.org/10.1080/25729861.2017.1368622
Maia, João Marcelo E. (2019). Costa Pinto em dois tempos: os efeitos periféricos na circulação de ideias. Tempo Social, 31, 173-198.
Maia, João Marcelo E. (2017), Muito além do cânone: como introduzir a Sociologia na graduação em Ciências Sociais. In: Helena Bomeny; Carlos Benedito Martins. (org.), Ensino de Sociologia na graduação: perspectivas e desafios (1. ed., v. 1, pp. 129-144). Anablume.
Maia, João Marcelo E., & Medeiros, Jimmy. (2019). Como ensinar pesquisa? A experiencia da disciplina O Mundo das Ciências Sociais. In J. Maia et al. (org.), Como você ensina? Educação e inovação no ensino de história e de ciencias sociais (pp. 9-23). FGV.
Marques, Danusa, & Carvalho, Layla P. (2020). As mulheres nos eventos e nas publicações da área de Ciência Política no Brasil. In F. Biroli et al. (org.). Mulheres, poder e ciência política. (pp. 301-324). UNICAMP.
Martín, Eloísa. (2013). (Re)producción de desigualdades y (re) producción de conocimiento: la presencia latinoamericana en la publicación académica internacional en ciencias sociales [Working Paper n. 59, desiguALdades.net]. https://refubium.fu-berlin.de/bitstream/handle/fub188/19869/59-WP-Martin-Online.pdf
Medina, Leandro R. (2013). Centers and peripheries in knowledge production. Routledge.
Meucci, Simone. (2001). Os primeiros manuais didáticos de sociologia no Brasil. Estudos de Sociologia, 6(10), 121-158.
Pereira, Amilcar A., Maia, Jorge L., & Lima, Thayara C. S. D. (2020). Os “rolês” do movimento negro brasileiro na atualidade, nas “pegadas” da educação. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (75), 162-183. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i75p162-183
Miskolci, Ricardo, & Scalon, Celi. (2018). Internacionalização: balanço e desafios para a sociologia brasileira. Revista Brasileira de Sociologia, 6(13), 122-135. https://doi.org/10.20336/rbs.261
Moore, Mick, & Jadhav, Vishal. (2006). The politics and bureaucratics of rural public works: Maharashtra's employment guaranteed scheme. The Journal of Development Studies, 42(8), 1271-1300. https://doi.org/10.1080/00220380600930598
Nóbrega, Leonardo. (2021). A tradução de livros de ciências sociais no Brasil: Uma análise das publicações da Zahar Editores (1957-1984). Revista Brasileira de Ciências Sociais, 36(107), e3610710. https://doi.org/10.1590/3610710/2021
Oliveira, Amurabi, & Eras, Lígia W. (2011). Por um ensino de sociologia descolonizado. Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PósColoniais, 1(1), 116-126.
Oliveira, Amurabi, & Ferreira da Silva, Camila. (2016). A sociologia e os sociólogos da educação no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 31, e319108. https://doi.org/10.17666/319108/2016
Oliveira, Assis D. C., Parente, Francilene D. A., & Domingues, William C. L. (2017). Pedagogia da alternância e(m) etnodesenvolvimento: realidade e desafios. Educação & Realidade, 42, 1545-1565.
Ortiz, Renato. (2004). As ciências sociais e o inglês. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 19(54), 5-22. https://doi.org/10.1590/S0102-69092004000100001
Patel, Sujata. (2022). Colonialism and Its Knowledges. In The Palgrave Handbook of the History of Human Sciences (pp. 1-24). Singapore: Springer Singapore.
Patel, Sujata. (2021). Sociology’s encounter with the decolonial: the problematique of indigenous vs that of coloniality, extraversion and colonial modernity. Current Sociology, 69(3), 372-388. https://doi.org/10.1177/0011392120931143
Patel, Sujata. (ed). (2009). The ISA handbook of diverse sociological tradition. Sage.
Raj, Kapil. (2013). Beyond postcolonialism … and postpositivism: circulation and the global history of science. Isis, 104(2), 337-347. https://doi.org/10.1086/670951
Ribeiro, Matheus A. P. (2018). As expressões da divisão internacional do trabalho intelectual em revistas internacionais de teoria social [Dissertação de Mestrado em Sociologia, Universidade de Brasília]. https://repositorio.unb.br/handle/10482/32138
Ruvituso, Clara. (2021). Brazilian social theory in circulation: analyzing the German translation of Darcy Ribeiro by Suhrkamp. Serendipities, 6(1), 21-38. https://doi.org/10.7146/serendipities.v6i1.128381
Rodríguez, Encarnación, Boatcã, Manuela, & Costa, Sérgio. (2010). Decolonizing European Sociology: transdisciplinary approaches. Ashgate.
Roza, Isis S. (2022), Intelectuais negras e negros partícipes de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros: práticas e produções teóricas. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), 35(77), 478-494. https://doi.org/10.1590/S2178-149420220308
Downloads
- .pdf-en (English) 44
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Marcelo Ehlert Maia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).