Ensinando a partir do Sul

novos diálogos entre a História da Sociologia e a Teoria Sociológica (introdução)

Autores

  • João Marcelo Ehlert Maia Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.916

Palavras-chave:

ensino de sociologia, história da sociologia, eurocentrismo

Resumo

Este texto apresenta o dossiê “Perspectivas não-eurocêntricas para o ensino de sociologia”, destacando as seguintes questões: a) a relevância do campo da história da sociologia para a construção da teoria social contemporânea e os limites da historiografia disciplinar eurocêntrica; b) os problemas do ensino de sociologia em graduações, com destaque para o caso brasileiro; c) a necessidade de uma nova política de ensino para a graduação que contribua para a superação do eurocentrismo.

Biografia do Autor

João Marcelo Ehlert Maia, Fundação Getúlio Vargas

Professor associado da FGV CPDOC (Escola de Ciências Sociais), Doutor em Sociologia pelo IUPERJ.

Referências

Alatas, Syed F. (2006). Alternative discourses in Asian social science: responses to Eurocentrism. Sage.

Alatas, Syed F. & Sinha, Vineeta. (2001). Teaching classical sociological theory in Singapore: the context of Eurocentrism. Teaching Sociology, 29(3), 316-331. https://doi.org/10.2307/1319190

Alexander, Jeffrey. (1987). The centrality of the classics. In A. Giddens & J. Turner (org.), Social theory today (pp. 11-57). Stanford University Press.

Baehr, Peter. (2002). Founders, classics, canon: modern disputes over the origins and appraisal of sociology’s heritage. Transaction.

Beigel, Fernanda. (2016), Introduction. In F. Beigel (ed.), The politics of academic autonomy in Latin America (p.1-28). Routledge.

Beigel, Fernanda, & Gallardo, Osvaldo. (2021). Productividad, bibliodiversidad y biolingüismo en un corpus completo de producciones científicas. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad-CTS, 16(46), 41-71.

Borges, A., & Bernardino-Costa, J. (2022). Dessenhorizar a universidade: 10 anos da lei 12.711, ação afirmativa e outras experiências. Mana, 28(3), e2830400. https://doi.org/10.1590/1678-49442022v28n3a0400" https://doi.org/10.1590/1678-49442022v28n3a0400

Brasil Jr, Antonio. (2013). The reinvention of the sociology of modernization: Luiz Costa Pinto and Florestan Fernandes (1950-1970). Trabalho, Educação e Saúde, 11(1), 229-249. https://doi.org/10.1590/S1981-77462013000100013

Canagarajah, A. Suresh. (2002). A geopolitics of academic writing. University of Pittsburgh Press. https://doi.org/10.2307/j.ctt5hjn6c

Carvalho, Layla P. (2021). Políticas públicas, transversalidade de gênero e interseccionalidades. Ed. da Autora.

Castro, Celso (org.). (2022). Além do cânone: para ampliar e diversificar as ciências sociais. FGV.

Collyer, Fran, & Dufoix, Stéphane. (2022). Rethinking the epistemic compass. Revue d’histoire des sciences humaines, 41. https://doi.org/10.4000/rhsh.7411

Connell, Raewyn. (2007), Southern Theory: the global dynamics of knowledge in social sciences. Polity Press.

Connell, Raewyn. (1997). Why is classical theory classical? American journal of sociology, 102(6), 1511-1557. https://doi.org/10.1086/231125

Daflon, Verônica, & Sorj, Bila. (2021). Clássicas do pensamento social: mulheres e feminismos no século XIX. Rosa dos Tempos.

Dayé, Christian. (2018). A systematic view on the use of History for current debates in Sociology, and on the potential and problems of a historical Epistemology of Sociology. The American Sociologist, 49(4), 520-547. https://doi.org/10.1007/s12108-018-9385-1

Dufoix, Stéphane. (2021). Under Western eyes? Elements for a transnational and international history of sociology in Asia (1960s–1980s). Journal of Historical Sociology, 34(1), 55-74. https://doi.org/10.1111/johs.12319

Go, Julian. (2016), Globalizing sociology, turning south. Perspectival realism and the southern standpoint. Sociologica, 10(2), 1-41. https://doi.org/10.2383/85279

Gomes, Nilma L. (2012). Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem fronteiras, 12(1), 98-109.

Handfas, Anita, & Maçaira, Julia P. (2012). O estado da arte da produção científica sobre o ensino de sociologia na educação básica. BIB-Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, (74), 43-59.

Heilbron, Johan. (2014), The social sciences as an emerging global field. Current sociology, 62(5), 685-703. https://doi.org/10.1177/0011392113499739

Heilbron, Johan, & Sapiro, Gisèle. (2007). Outline for a sociology of translation. In M. Wolf; A. Fukari (org.), Constructing a sociology of translation (pp. 93-107). John Benjamins.

Jadhav, Vishal. (2019). Social justice, inequalities and democracy in India. Issues and challenges. In M. Abrams (ed.), Toward a more just world: Sociology and social justice i nthe XXIs century (p. 48-68). Sage.

Keim, Wiebke. (2010). Pour un modèle centre-périphérie dans les sciences sociales. Revue d'anthropologie des connaissances, 4(3), 570-598.

Klein, Stefan, & Boatcă, Manuela. (2022). Lendo a teoria sociológica a contrapelo. Sociedade e Estado, 37, 751-755. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237030001

Kreimer, Pablo (2019). Science and society in Latin America: peripheral modernities. Routledge.

Kreimer, Pablo, & Vessuri, Hebe. (2018). Latin American science, technology, and society: A historical and reflexive approach. Tapuya: Latin American Science, Technology and Society, 1(1), 17-37. https://doi.org/10.1080/25729861.2017.1368622

Maia, João Marcelo E. (2019). Costa Pinto em dois tempos: os efeitos periféricos na circulação de ideias. Tempo Social, 31, 173-198.

Maia, João Marcelo E. (2017), Muito além do cânone: como introduzir a Sociologia na graduação em Ciências Sociais. In: Helena Bomeny; Carlos Benedito Martins. (org.), Ensino de Sociologia na graduação: perspectivas e desafios (1. ed., v. 1, pp. 129-144). Anablume.

Maia, João Marcelo E., & Medeiros, Jimmy. (2019). Como ensinar pesquisa? A experiencia da disciplina O Mundo das Ciências Sociais. In J. Maia et al. (org.), Como você ensina? Educação e inovação no ensino de história e de ciencias sociais (pp. 9-23). FGV.

Marques, Danusa, & Carvalho, Layla P. (2020). As mulheres nos eventos e nas publicações da área de Ciência Política no Brasil. In F. Biroli et al. (org.). Mulheres, poder e ciência política. (pp. 301-324). UNICAMP.

Martín, Eloísa. (2013). (Re)producción de desigualdades y (re) producción de conocimiento: la presencia latinoamericana en la publicación académica internacional en ciencias sociales [Working Paper n. 59, desiguALdades.net]. https://refubium.fu-berlin.de/bitstream/handle/fub188/19869/59-WP-Martin-Online.pdf

Medina, Leandro R. (2013). Centers and peripheries in knowledge production. Routledge.

Meucci, Simone. (2001). Os primeiros manuais didáticos de sociologia no Brasil. Estudos de Sociologia, 6(10), 121-158.

Pereira, Amilcar A., Maia, Jorge L., & Lima, Thayara C. S. D. (2020). Os “rolês” do movimento negro brasileiro na atualidade, nas “pegadas” da educação. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (75), 162-183. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i75p162-183

Miskolci, Ricardo, & Scalon, Celi. (2018). Internacionalização: balanço e desafios para a sociologia brasileira. Revista Brasileira de Sociologia, 6(13), 122-135. https://doi.org/10.20336/rbs.261

Moore, Mick, & Jadhav, Vishal. (2006). The politics and bureaucratics of rural public works: Maharashtra's employment guaranteed scheme. The Journal of Development Studies, 42(8), 1271-1300. https://doi.org/10.1080/00220380600930598

Nóbrega, Leonardo. (2021). A tradução de livros de ciências sociais no Brasil: Uma análise das publicações da Zahar Editores (1957-1984). Revista Brasileira de Ciências Sociais, 36(107), e3610710. https://doi.org/10.1590/3610710/2021

Oliveira, Amurabi, & Eras, Lígia W. (2011). Por um ensino de sociologia descolonizado. Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PósColoniais, 1(1), 116-126.

Oliveira, Amurabi, & Ferreira da Silva, Camila. (2016). A sociologia e os sociólogos da educação no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 31, e319108. https://doi.org/10.17666/319108/2016

Oliveira, Assis D. C., Parente, Francilene D. A., & Domingues, William C. L. (2017). Pedagogia da alternância e(m) etnodesenvolvimento: realidade e desafios. Educação & Realidade, 42, 1545-1565.

Ortiz, Renato. (2004). As ciências sociais e o inglês. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 19(54), 5-22. https://doi.org/10.1590/S0102-69092004000100001

Patel, Sujata. (2022). Colonialism and Its Knowledges. In The Palgrave Handbook of the History of Human Sciences (pp. 1-24). Singapore: Springer Singapore.

Patel, Sujata. (2021). Sociology’s encounter with the decolonial: the problematique of indigenous vs that of coloniality, extraversion and colonial modernity. Current Sociology, 69(3), 372-388. https://doi.org/10.1177/0011392120931143

Patel, Sujata. (ed). (2009). The ISA handbook of diverse sociological tradition. Sage.

Raj, Kapil. (2013). Beyond postcolonialism … and postpositivism: circulation and the global history of science. Isis, 104(2), 337-347. https://doi.org/10.1086/670951

Ribeiro, Matheus A. P. (2018). As expressões da divisão internacional do trabalho intelectual em revistas internacionais de teoria social [Dissertação de Mestrado em Sociologia, Universidade de Brasília]. https://repositorio.unb.br/handle/10482/32138

Ruvituso, Clara. (2021). Brazilian social theory in circulation: analyzing the German translation of Darcy Ribeiro by Suhrkamp. Serendipities, 6(1), 21-38. https://doi.org/10.7146/serendipities.v6i1.128381

Rodríguez, Encarnación, Boatcã, Manuela, & Costa, Sérgio. (2010). Decolonizing European Sociology: transdisciplinary approaches. Ashgate.

Roza, Isis S. (2022), Intelectuais negras e negros partícipes de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros: práticas e produções teóricas. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), 35(77), 478-494. https://doi.org/10.1590/S2178-149420220308

Publicado

05/12/2023

Como Citar

Maia, J. M. E. (2023). Ensinando a partir do Sul: novos diálogos entre a História da Sociologia e a Teoria Sociológica (introdução). Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 11(27), 5–22. https://doi.org/10.20336/rbs.916