Ensinando a partir do Sul

novos diálogos entre a História da Sociologia e a Teoria Sociológica (introdução)

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Autores

  • João Marcelo Ehlert Maia Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.916

Palavras-chave:

ensino de sociologia, história da sociologia, eurocentrismo

Resumo

Este texto apresenta o dossiê “Perspectivas não-eurocêntricas para o ensino de sociologia”, destacando as seguintes questões: a) a relevância do campo da história da sociologia para a construção da teoria social contemporânea e os limites da historiografia disciplinar eurocêntrica; b) os problemas do ensino de sociologia em graduações, com destaque para o caso brasileiro; c) a necessidade de uma nova política de ensino para a graduação que contribua para a superação do eurocentrismo.

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Biografia do Autor

João Marcelo Ehlert Maia, Fundação Getúlio Vargas

Professor associado da FGV CPDOC (Escola de Ciências Sociais), Doutor em Sociologia pelo IUPERJ.

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Publicado

05/12/2023

Como Citar

Maia, J. M. E. (2023). Ensinando a partir do Sul: novos diálogos entre a História da Sociologia e a Teoria Sociológica (introdução). Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 11(27), 5–22. https://doi.org/10.20336/rbs.916