Contribuições para o ensino de teoria e história da sociologia

reflexões sobre o presente e propostas desde o Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.913

Palavras-chave:

Teoria sociológica, Ensino de sociologia, História da sociologia, Perspectivas contra-hegemônicas, Brasil

Resumo

Neste artigo propomos refletir sobre a atual estrutura do ensino da sociologia e da teoria sociológica de instituições de ensino superior no Brasil em cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais. Inicialmente, fazemos um breve balanço de alguns olhares sobre o debate acerca da história da sociologia, visando situar a nossa reflexão em uma perspectiva crítica à naturalização de um cânone sociológico e seus efeitos. Em seguida, apresentamos um panorama amostral acerca dos autores mais recorrentes nas disciplinas obrigatórias de teoria de cursos de graduação no Brasil, tendo por base os projetos pedagógicos e políticos de curso (PPC e PPP), buscando explorar o lugar da teoria sociológica e da história da sociologia no desenho dos cursos de graduação com conceito de curso três a cinco. Num terceiro momento trazemos, de maneira sintética, algumas considerações voltadas a contribuir para os embates em torno dos esforços de se repensar a história da sociologia tendo por base perspectivas oriundas do contexto periférico.

Biografia do Autor

Layla Pedreira Carvalho, Universidade de Brasília

Professora no Departamento de Sociologia na Universidade de Brasília, doutora em Ciência Política pela USP, integrante da Rede de Pesquisas em Feminismos e Política e da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas.

Stefan Klein, Universidade de Brasília (UnB)

Professor no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (SOL/UnB). Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista Produtividade do CNPq.

Referências

Alatas, Syed F., & Sinha, Vineeta. (2017). Introduction: eurocentrism, androcentrism and sociological theory. In S. Alatas & V. Sinha, Sociological Theory Beyond the Canon (pp. 1-17). Palgrave McMillan.

Alexander, Jeffrey C. (1999). A importância dos clássicos. In A. Giddens & J. H. Turner (org.), Teoria social hoje (pp. 23-89). Unesp.

Allen, Amy. (2022). Slavery, work, and History: Du Bois’s Black Marxism. Emancipations: A Journal of Critical Social Analysis, 1(2), https://scholarsjunction.msstate.edu/emancipations/vol1/iss2/2/

Almeida, Weder B. de, & Figueiredo, Angela. (2022). Ações afirmativas e ciências sociais na UFRB: tensões e transformações na produção do conhecimento. Revista Brasileira de Sociologia, 10(26), 17-40. https://doi.org/10.20336/rbs.904

Augusto, Maria Helena O. (2005). Retomada de um legado: Marialice Foracchi e a sociologia da juventude. Tempo Social, 17(2), 11-33. https://doi.org/10.1590/S0103-20702005000200002

Bannerji, Himani. (2005). Building from Marx: reflections on class and race. Social Justice, 32(4-102), 144-160. https://www.jstor.org/stable/29768341

Beigel, Fernanda. (2010). Dependency analysis: the creation of new social theory in Latin America. In S. Patel (org.), The ISA Handbook of Diverse Sociological Traditions (pp. 189-200). Sage.

Bernardino-Costa, Joaze, & Borges, Antonádia. (2021). Um projeto decolonial antirracista: ações afirmativas na pós-graduação da Universidade de Brasília. Educação e Sociedade, 42, e253119. https://doi.org/10.1590/ES.253119

Bringel, Breno, & Domingues, José Maurício. (2015). Teoria social, extroversão e autonomia: mpasses e horizontes da sociologia (semi)periférica contemporânea. Caderno CRH, 28(73), 59-76. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792015000100005

Boatcă, Manuela. (2013), “From the standpoint of Germanism”: a postcolonial critique of Weber's theory of race and ethnicity. In J. Go (ed.), Postcolonial Sociology (Political Power and Social Theory, Vol. 24, pp. 55-80), Emerald Publishing. https://doi.org/10.1108/S0198-8719(2013)0000024009

Borges, Antonádia, & Bernardino-Costa, Joaze. (2022). Dessenhorizar a universidade: 10 anos da lei 12.711, ação afirmativa e outras experiências. Mana, 28(3), e2830400. https://doi.org/10.1590/1678-49442022v28n3a0400

Burawoy, Michael. (2021). Why is classical theory classical? Theorizing the canon and canonizing Du Bois. Journal of Classical Sociology, 21(3-4), 1-15. https://doi.org/10.1177/1468795X21103

Castro, Celso. (2022). Além do cânone: para ampliar e diversificar as ciências sociais. Editora FGV.

Collins, Patricia H. (2022). Bem mais que ideias. A interseccionalidade como teoria social crítica. Boitempo.

Connell, Raewyn W. (1997). Why is classical theory classical?. American Journal of Sociology, 102(6), 1511-1557. http://www.jstor.org/stable/10.1086/231125

Connell, Raewyn. (2019). Canons and colonies: the global trajectory of sociology. Estudos Históricos, 32(67), 349-367, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S2178-14942019000200002

Connell, Raewyn. (2012). A iminente revolução na teoria social. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 27(80), 9-20. https://doi.org/10.1590/S0102-69092012000300001

Daflon, Veronica, & Sorj, Bila. (2021). Clássicas do pensamento social: mulheres e feminismos no século XIX. Record.

Dufoix, Stéphane. (2022). A larger grain of sense. Tornando visível o pensamento sociológico não-ocidental primevo. Sociedade e Estado, 37(3), 861-884. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237030005

Hamlin, Cynthia L., Weiss, Raquel A, & Brito, Simone M. (2022). Por uma sociologia polifônica: introduzindo vozes femininas no cânone sociológico. Sociologias, 24(61), 26-59. http://doi.org/10.1590/18070337-125407-PT

Itzigsohn, José, & Brown, Karida L. (2020). The Sociology of W. E. B. Du Bois: racialized modernity and the global color line. New York University Press.

Liedke, Élida R. (2007). Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje. Sociologias, 9(17), 266-278. https://doi.org/10.1590/S1517-45222007000100011

Liedke Filho, Enno D. (2005). A Sociologia no Brasil: história, teorias e desafios. Sociologias, 8(17), 376-437. https://doi.org/10.1590/S1517-45222005000200014

Liedke Filho, Enno D. (2003). Sociologia Brasileira: tendências institucionais e epistemológico-teóricas contemporâneas. Sociologias, 4(9), 216-245. https://doi.org/10.1590/S1517-45222003000100008

Maia, João Marcelo E. (2017). História da sociologia como campo de pesquisa e algumas tendências recentes do pensamento social brasileiro. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, 24(1), 111-128. https://doi.org/10.1590/S0104-59702017000100003

Maia, João Marcelo E. (2015). Os sentidos da tradição: um estudo de caso no pensamento social brasileiro. Sociologia & Antropologia, 5(2), 535-551. https://doi.org/10.1590/2238-38752015v529

Maia, João Marcelo E. (2012). Reputações à brasileira: o caso de Guerreiro Ramos. Sociologia & Antropologia, 2(4), 265-291. https://doi.org/10.1590/2238-38752012v2412

Medeiros da Silva, Mário. (2011). A descoberta do insólito: literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000) [Tese de Doutorado em Sociologia, Universidade Estadual de Campinas]. https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2011.794262

Moraes, Amaury. (2011). Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cadernos Cedes, 31(85), 359-382. https://doi.org/10.1590/S0101-32622011000300004

Moraes, Amaury. (2003). Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato. Tempo Social, 15(1), 5-20. https://doi.org/10.1590/S0103-20702003000100001

Morris, Aldon. (2015). The scholar denied: W. E. B. Du Bois and the birth of modern sociology. University of California.

Oliveira, Luiz F. de. (2014). Educação antirracista: tensões e desafios para o ensino de sociologia. Educação & Realidade, 39(1), 81-98. https://www.scielo.br/j/edreal/a/fBVxRfkk5pqpzxLqr5RcNxp/

Oliveira, Márcio de. (2015). O ensino da teoria sociológica em alguns cursos de Ciências Sociais de universidades públicas brasileiras. Política & Sociedade, 14(31), 87-113. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p87

Parker, David. (1997). Viewpoint: why bother with Durkheim? Teaching sociology in the 1990s. The Sociological Review, 45(1), 122-146. https://dx.doi.org/10.1111/1467-954X.00057

Patel, Sujata. (2010). The ISA handbook of diverse sociological traditions. SAGE Publications.

Pires, Rui P. (2020). O ensino da teoria sociológica. Sociologia on line, (23), 11-30. https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2020.23.1

Ratts, Alex. (2022). Lélia Gonzalez e seu lugar na antropologia brasileira: “cumé que fica?”. Mana, 28(3), 1-34. http://doi.org/10.1590/1678-49442022v28n3a0202

Rios, Flavia & Klein, Stefan. (2022). Lélia Gonzalez: uma teórica crítica do social. Sociedade e Estado, 37(3), 809-833. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237030003

Rosa, Marcelo C. (2022). Por uma ética da ontoformatividade: reflexões e proposições sobre a relação ontológica entre teoria e pesquisa na sociologia contemporânea do Sul Global. Sociedade e Estado, 37(3), 885-906. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237030006

Röwer, Joana Elisa. (2016). Estado da arte: dez anos de Grupos de Trabalho (GTs) sobre ensino de Sociologia no Congresso Brasileiro de Sociologia (2005-2015). Civitas, 16(3), e126-e147. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2016.3.24754

Ruvituso, Clara. (2020). From the South to the North. The circulation of Latin American dependency theories in the Federal Republic of Germany. Current Sociology, 68(1), 22-40.

Downloads

Publicado

05/12/2023

Como Citar

Pedreira Carvalho, L., & Klein, S. (2023). Contribuições para o ensino de teoria e história da sociologia: reflexões sobre o presente e propostas desde o Brasil. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 11(27), 103–132. https://doi.org/10.20336/rbs.913