Avenida Brasil entra em cena

a telenovela da Rede Globo e o povo

Autores

  • Caio Eduardo Teixeira Vasconcellos Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.872

Palavras-chave:

Classes populares, Indústria Cultural, Melodrama, Telenovela

Resumo

Face aos processos socioeconômicos que antecederam a exibição de Avenida Brasil em 2012, este artigo propõe uma interpretação da representação das classes populares na telenovela da Rede Globo. Após reconstruir movimentações da emissora carioca para atrair a audiência das classes populares nas últimas décadas, irei me centrar na análise de temáticas e situações relacionadas a classe e a gênero na vingança de Nina, conjunto de cenas que compõe o principal momento da telenovela. Para tanto, o referencial teórico que fundamenta essa interpretação se articula a partir de um diálogo entre aspectos dos conceitos de indústria cultural de Adorno e Horkheimer e de gênero corpóreo de Linda Williams.

Biografia do Autor

Caio Eduardo Teixeira Vasconcellos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor (Filosofia e Ciências Sociais).

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Publicado

05/12/2023

Como Citar

Teixeira Vasconcellos, C. E. . (2023). Avenida Brasil entra em cena: a telenovela da Rede Globo e o povo. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 11(27), 136–151. https://doi.org/10.20336/rbs.872