Mestrado profissional em ciências sociais para o ensino médio: a experiência nos horizontes da formação continuada para professores

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Autores

  • Alexandre Zarias
  • Allan Monteiro
  • Túlio Velho Barreto

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.66

Resumo

A formação continuada de professores de Sociologia para o ensino médio é um dos meios de consolidação da disciplina nos currículos escolares. Por meio de cursos de pós-graduação stricto sensu na área, cria-se um espaço de circulação do conhecimento que une a experiência de professores em sala de aula com a atividade sistematizada de ensino e pesquisa. O ponto de partida para reflexões a esse respeito é o Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio da Fundação Joaquim Nabuco (MPCS-Fundaj), em funcionamento desde 2012. Neste artigo, destaca-se o papel do professor de Sociologia na ótica de Wright Mills, o perfil do público que busca o MPCS e também suas expectativas. Conclui-se que estamos muito distantes de compreender as demandas dos professores de Sociologia no que diz respeito à prática científica e domínio dos conteúdos específicos da disciplina no ensino médio.

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Publicado

06/15/2014

Como Citar

Zarias, A., Monteiro, A., & Barreto, T. V. (2014). Mestrado profissional em ciências sociais para o ensino médio: a experiência nos horizontes da formação continuada para professores. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 2(3), 129–152. https://doi.org/10.20336/rbs.66