Um "fiat miraculoso": Oliveira Vianna visita São Paulo
Visualizações: 217DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.49Resumo
Se uma das particularidades do diagnóstico do primeiro e mais importante livro de Oliveira Vianna, Populações meridionais do Brasil (1920), consiste em pensar o país a partir de suas diferenças internas, de seus elementos heterogêneos - como fica claro desde o título, escrito no plural- essa ênfase no estudo nas diferenças não pode ser vista apenas como simples idiossincrasia do autor, tratando-se, pelo contrário, de uma Visão algo recorrente em outras análises daquele momento. Tomando como ponto de partida uma Viagem de Oliveira Vianna a São Paulo no início dos anos 1920, tento indicar neste artigo como não apenas o autor, mas principalmente suas ideias "viajaram" e dialogaram de forma importante com diferentes setores intelectuais daquele estado, preocupados então em pensar as relações entre São Paulo e restantedo Brasil.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11/15/2013
Como Citar
Bittencourt, A. V. (2013). Um "fiat miraculoso": Oliveira Vianna visita São Paulo. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 1(2), 223–246. https://doi.org/10.20336/rbs.49
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).