Esboço de uma morfologia da sociologia brasileira: perfil, recrutamento, produção e ideologia
Visualizações: 412DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.46Resumo
O artigo visa explorar algumas dos principais traços morfológicos dos cientistas sociais brasileiros. Esboça-se aqui um perfil do segmento acadêmico dos sociólogos, através de uma amostra de membros da Sociedade Brasileira de Sociologia, tendo sido os dados colhidos através de survey a ser respondido pela internet em 2009. Os dados indicam um segmento profissional predominantemente feminino, branco, com mais de 45 anos e renda bem acima da Inedia nacional. Seis instituições nacionais concentram mais da metade dos doutorados feitos por esse grupo. Inseridos principalmente como professores e pesquisadores, os sociólogos também têm entradas diversas no campo profissional, destacando-se as atividades administrativo-gerenciais. Como profissionais, os sociólogos trabalham com toda a gama classica de problemas e temas sociológicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11/15/2013
Como Citar
Dwyer, T., Barbosa, M. L. de O., & Braga, E. (2013). Esboço de uma morfologia da sociologia brasileira: perfil, recrutamento, produção e ideologia. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 1(2), 147–178. https://doi.org/10.20336/rbs.46
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).