Sistema casa-lote: discursos acerca da propriedade da terra em um assentamento rural
Visualizações: 248DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.126Resumo
O objetivo do artigo é analisar de que forma convivem dois discursos que organizam a permanência na terra da família assentada, tendo como chave analítica o que denomino sistema casa-lote. O primeiro deles é ligado à construção abstrata da família assentada presentes nas leis, inclusive no título de domínio definitivo, o que denomino “discurso legal”. O segundo está ligado ao gerenciamento dos bens da família (terra da reforma agrária, casas, outras terras, pequenos comércios) que conformam a realidade daquelas que foram assentadas e já possuem um tempo de trabalho na terra, chamado de “discurso moral”. A pesquisa foi realizada no assentamento Novo Horizonte, localizado no município de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).