O reencantamento científico do mundo e suas direções
Visualizações: 784DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.120Resumo
Max Weber compreendeu o desencantamento científico do mundo como um processo que se desenvolveu através da ciência empírica e experimental, e que teve como consequência a redução da natureza a um mecanismo causal desprovido de valor. Apesar do diagnóstico weberiano de um desencantamento do mundo, cada vez mais nos deparamos com discursos e teorias que reforçam a possibilidade de um reencantamento do mundo. De um lado, os defensores da hipótese do reencantamento do mundo defendem que esse estaria acontecendo por meio da religião, enquanto outros argumentam que a ciência que possibilitaria um reencantamento. Nos ateremos ao problema do reencantamento científico do mundo, apresentando as principais posições nesse debate e diferenciando enfoques conforme sua compreensão do que seria um desencantamento ou reencantamento do mundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).