Educação e precariedade
ambição na proposição de políticas públicas educacionais como estratégia para a construção de futuros democráticos
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https://doi.org/10.20336/rbs.1136Palavras-chave:
educação, precariedade, democracia, políticas públicasResumo
O artigo discute o descompasso entre as diretrizes constitucionais da educação brasileira e o contexto atual, marcado por crises democráticas, políticas de austeridade e precarização. A partir da análise do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e do processo de formulação do novo PNE (2024-2034), analiso a política econômica vigente em diálogo com a crítica sociológica contemporânea, tomando como referência as noções de precariedade no contexto do realismo capitalista, no sentido dado por Mark Fisher. Ao mobilizar uma articulação do debate sobre a precariedade e responsabilidade política, o texto propõe a necessidade de uma reflexão sobre um novo vocabulário político que permita enfrentar os desafios contemporâneos e reafirmar a educação como direito e pilar da democracia. Como objetivo, a discussão argumenta o rendimento das teorias sociológicas na construção de futuros possíveis, bem como no enfrentamento da precariedade imposta pelas políticas de austeridade econômica.
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