Libertad sexual pos-contracultura
El Último Tango en París y Nueve semanas y media
Visualizações: 17DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.971Palabras clave:
cultura visual, libertad sexual, contracultura, neoliberalismoResumen
Este artículo presenta una discusión sobre la cultura visual con el fin de explorar diferentes conceptos de libertad sexual, tomando como objeto dos obras cinematográficas que representan dos contextos distintos: por un lado, la película El Último Tango en París (1972), de Bernardo Bertolucci, vinculada al universo contracultural de las décadas de 1960 y 1970. En la década de 1980, surgió la película hollywoodense 9½ Semanas (1986), de Adrian Lyne, que esbozaba un tipo de libertad sexual relacionada con la lógica neoliberal, entonces en ascenso en ese contexto histórico.
Descargas
Citas
Anderson, Perry. (2000). Balanço do neoliberalismo. In: E. Sader, & P. Gentili. (orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Paz e Terra.
Benshoff, Harry M., & Griffin, Sean. (2004). America on film: representing race, class, gender, and sexuality at the movies. Wiley-Blackwell.
Dabhoiwala, Faramerz. (2013). As origens do sexo: uma história da primeira revolução sexual. Globo.
Dardot, Pierre, & Laval, Christian. (2016). A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Editora Boitempo.
Ebert, Roger. (Oct. 14, 1972). Last Tango in Paris. RogerEbert.com. https://www.rogerebert.com/reviews/last-tango-in-paris-1972
Gregersen, Edgar. (1983). Práticas sexuais: a história da sexualidade humana. Roca.
Harvey, David. (2008). O neoliberalismo: história e implicações. Loyola.
Hayek, Friedrich. (1983). Os fundamentos da liberdade. Visão.
Harwood, Sarah. (1997). Family fictions: representations of the family in 1980s hollywood cinema. Macmillan Press. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-349-25415-6
Jenkins, Philip. (2006). Decade of nightmares: the end of the sixties and the making of eighties America. Oxford University Press.
Jordan, Chris. (2003). Movies and the Reagan presidency: success and ethics. Praeger Publishers. DOI: https://doi.org/10.5040/9798400687921
Karnal, Leandro, Purdy, Sean, Fernandes, Luis Estevam, & De Morais, Marcus Vinicius. (2010). História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. Contexto.
Kleinknecht, William. (2009). The man who sold the world: Ronald Reagan and the betrayal of main street America. Nation Books.
Krzywinska, Tanya. (2006). Sex and the cinema. Wallflowers Press.
Marx, Karl. (1999). O capital: crítica da economia política. Livro Primeiro: o processo de produção do capital, Vol. 1. Civilização Brasileira.
Menezes, Paulo. (2001). À meia luz: cinema e sexualidade nos anos 70. Editora 34.
Monbiot, George. (Nov 14, 2016a). Neoliberalism: the deep story that lies beneath Donald Trump’s triumph. The Guardian. https://www.theguardian.com/commentisfree/2016/nov/14/neoliberalsim-donald-trump-george-monbiot
Monbiot, George. (Apr. 15, 2016b). Neoliberalism, the ideology at the root of all our problems, The Guardian. https://www.theguardian.com/books/2016/apr/15/neoliberalism-ideology-problem-george-monbiot
Reich, Wilhelm. (1975). A função do orgasmo: problemas econômico-sexuais da energia biológica. Brasiliense.
Rocha, André. (org.). (2014). Marilena Chauí: a ideologia da competência. Coleção Escritos de Marilena Chauí Vol. 3. Editora Fundação Perseu Abramo.
Sorlin, Pierre. (1977). Sociología del cine. Fondo de Cultura Económica.
Stearns, Peter N. (2010). História da sexualidade. Contexto.
Waldman, Michael. (2010). My fellow Americans: the most important speeches of America’s presidents, from George Washington to Barack Obama. Sourcebooks Media Fusion.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Jefferson Guedes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).