Notas sobre o pensamento social brasileiro nos livros didáticos de sociologia

Visualizações: 1473

Autores/as

  • Simone Meucci

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.70

Resumen

Este texto se dedica a analisar os livros didáticos de Sociologia inscritos no Plano Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio 2012. Estudamos os livros em três perspectivas. Em primeiro lugar, analisamos as condições gerais de elaboração dos livros didáticos, especialmente alguns aspectos do mercado editorial, a política nacional de distribuição dos livros didáticos e as características do gênero de escrita. Em segundo lugar, identificamos o perfil de seus autores, em particular as trajetórias acadêmicas e profissionais. Finalmente, procuramos compreender, a partir da contagem de referências e da análise da natureza das sínteses, como esses livros se apropriam dos autores do pensamento social brasileiro, inclusive as contribuições sociológicas contemporâneas. Com esta análise, pretendemos contribuir para a compreensão dos livros didáticos como objeto da sociologia do conhecimento, além do entendimento da circulação escolar do pensamento social brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

15-06-2014

Cómo citar

Meucci, S. (2014). Notas sobre o pensamento social brasileiro nos livros didáticos de sociologia. Revista Brasileña De Sociología, 2(3), 209–232. https://doi.org/10.20336/rbs.70

Número

Sección

Artigos