A trajetória da formação do professor de sociologia do ensino médio a partir do estudo da disciplina didática
Visualizações: 391DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.68Resumen
Este artigo discute a formação do professor de Sociologia da escola média a partir do estudo da disciplina Didática, pertencente ao curso de licenciatura em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo. Considerou-se que o curso de licenciatura da USP, por ser o mais longevo e, de certa forma, inaugural, seria capaz de fornecer, a partir de seus arquivos, os subsídios necessários para se compreenderem os objetivos curriculares de formação docente. Optou-se pela disciplina Didática porque ela é capaz de revelar as diferentes alternativas curriculares vividas pela licenciatura desde a fundação da Universidade em 1934 até 2012. Para tanto, foram selecionados como fontes de pesquisa anuários, guias, processos internos e atas da Comissão de Graduação da Faculdade de Educação, porque estes documentos fornecem dados sobre o currículo oficial da disciplina.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).