Pensando segurança pública no brasil: desafios para a pesquisa
Visualizações: 714DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.51Resumen
O artigo busca ressaltar os múltiplos desafios com os quais se defronta a sociologia em seu esforço de compreensão do tema da Segurança Pública na contemporaneidade brasileira. Objetiva, particularmente, refletir sobre a Compreensão sociológica desta teniãtica, pensada em termos de desdobramentos e efeitos dos fenômenos circunscritos ao que Verri sendo chamado o “problema da violência urbana e da segurança pública”. Questiona a importância de se refletir sobre o contexto brasileiro atual, palco para fenômenos que, se não são novos, em si mesmos, trazem sentidos novos em suas formas de concretização, a exemplo das recentes manifestações sociais, ocorridas inicialmente em 2013 e conhecidas como 'manifestações de junho', as quais demandam ser compreendidas tanto sob o ângulo da sociedade civil quanto daquele do aparato institucional-legal, sobretudo policial. O texto se desenvolve a partir do levantamento de alguns desafios com os quais se defronta a sociologia para levar adiante uma agenda de pesquisa voltada a violência, segurança pública, crime, justiça e polícia. A argumentação se utiliza da Teoria das Representações Sociais -TRS- enquanto recurso teórico metodológico, inserindo representações sociais no contexto sociológico das reflexões teóricas e da produção de conhecimento sobre segurança pública. Privilegiar a analise das representações significa reconhecer sua importância corno estrategia de conhecimento do social, admitindo que produzam um tipo de conhecimento que interroga a realidade atraves do que se pensa sobre ela.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-11-2013
Cómo citar
Porto, M. S. G. (2013). Pensando segurança pública no brasil: desafios para a pesquisa. Revista Brasileña De Sociología, 1(2), 277–298. https://doi.org/10.20336/rbs.51
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).