Ação coletiva e polarização na sociedade em rede para uma teoria do conflito no brasil contemporâneo
Visualizações: 400DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.83Resumen
Este artigo busca desenvolver a hipótese de que o Brasil estaria expe- rimentando uma tendência à polarização política, apartando as novas formas de ação coletiva das estruturas do Estado, tendo a internet como fator central de articulação de novas demandas sociais e de mobiliza- ção social. Na primeira parte, serão utilizados os resultados da pes- quisa “Mobilidade Urbana e Cidadania”, realizada pela FGV/DAPP em março de 2014, sobre mobilidade urbana, estopim das manifestações do ano passado. Serão testadas com base em regressões estatísticas as hipóteses construídas acerca da centralidade da internet no processo de mobilização social verificado a partir do ano passado. Na segun- da parte, será analisada a pesquisa sobre a reação da polícia àquele movimento, sobretudo na sua forma mais radicalizada de protestos – os black blocs –, revelando que os próprios policiais consideram-se despreparados para lidar com as manifestações. Ao final, será sugerida uma abordagem conjunta para os resultados das duas pesquisas, com elementos para interpretar o atual ciclo político brasileiro a partir de uma perspectiva do conflito entre Estado e sociedade civil, para além da perspectiva orientada ao consenso da redemocratização.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
10-11-2014
Cómo citar
Ruediger, M. A., Martins, R., da Luz, M., & Grassi, A. (2014). Ação coletiva e polarização na sociedade em rede para uma teoria do conflito no brasil contemporâneo. Revista Brasileña De Sociología, 2(4), 205–234. https://doi.org/10.20336/rbs.83
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).