Ensino da sociologia no Rio Grande do Sul: histórico da disciplina, formação do professor e finalidade pedagógica
Visualizações: 533DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.65Abstract
O ensino da sociologia no ensino médio – seu significado, relevância, prática e realidade – está entre alguns dos temas mais fecundos, relevantes e atuais na educação brasileira. Prova disso é o número crescente de eventos, estudos, pesquisas e publicações que têm se dedicado a essa questão. Embora seja inegável o acúmulo de conhecimento, ainda existem muitos elementos, lacunas e dimensões – de diversas ordens, que precisam ser investigados e debatidos. Entre esses, destaca-se o resgate da memória nacional e regional do ensino da disciplina; e a questão do perfil do professor, sua formação, práticas e percepções sobre a finalidade pedagógica do ensino da sociologia. Tomando o caso do Estado do Rio Grande do Sul (RS) como objeto de análise, o artigo apresenta o histórico da disciplina nesse estado e analisa as transformações recentes no ensino da sociologia, tanto em termos da legislação como de indicadores atuais sobre a sua presença nas escolas, o número de professores e a oferta de cursos de graduação em ciências sociais. Na parte final o artigo apresenta resultados de um estudo sobre o perfil de professores de sociologia que atuam no ensino médio gaúcho, dando destaque à área de formação, habilitação, sexo, faixa etária, disciplinas ministradas, uso do livro didático, e percepção dos professores sobre dificuldades para o ensino da sociologia nas escolas e sobre a finalidade pedagógica da sociologia no ensino médio.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All content of the journal, except where identified, is licensed under a Creative Commons attribution-type 4.0 International