Notas sobre a história da sociologia no ensino secundário de Portugal
Visualizações: 213DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.45Abstract
Esse artigo inicia uma incursão pela história da Sociologia em Portugal para analisar os sentidos a ela atribuídos quando introduzida nos planos de estudos do ensino secundário, em meio ao movimento de redemocratização do país fortalecido em meados da década de 1970. Recorre a entrevistas e, sobretudo, pesquisa documental e bibliográfica, tendo como foco a legislação educacional, manuais didáticos e propostas curriculares oficiais. Aponta que, como no ensino superior, havia a expectativa, entre os cientistas sociais, de que a Sociologia, por um lado, fornecesse aos jovens fundamentos teóricos e métodos de intervenção em uma sociedade em intensa transformação; e, por outro lado, que lhes proporcionasse conhecimentos favoráveis ao desenvolvimento de uma provável formação vocacional, despertando o interesse pelo prosseguimento dos estudos na ãrea das Ciências Sociais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-11-2013
How to Cite
Neuhold, R. dos R. (2013). Notas sobre a história da sociologia no ensino secundário de Portugal. Brazilian Journal of Sociology, 1(2), 131–146. https://doi.org/10.20336/rbs.45
Issue
Section
Artigos
License
All content of the journal, except where identified, is licensed under a Creative Commons attribution-type 4.0 International