The Museu da Casa Brasileira between cultural legitimacy and democratic goodwill

Visualizações: 239

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.982

Keywords:

democratization, distinction, cultural policies, Museum of the Brazilian House, São Paulo

Abstract

This article investigates how the Museu da Casa Brasileira, located in the former residence of an elite couple in São Paulo, meets contemporary demands for “cultural democratization”. If, at the time of its foundation, the museum hesitated between prioritizing artistic furniture representative of the ruling classes and, conversely, pieces of historical and anthropological value emblematic of all social groups in the country, it can be said that such a dilemma remains operative to this day. The analysis of institutional documents and interviews with key figures in the institution's main departments reveals a dualistic cultural policy: by promoting both the “erudite” design valued by the cultivated public and the home’s everyday references appreciated by visitors unfamiliar with domestic architecture, MCB preserves its legitimacy in the realm of experts and simultaneously signals its “democratic goodwill”.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliana Cristina Shiraishi, Universidade Federal de São Paulo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Carolina Martins Pulici, Universidade Federal de São Paulo

Professora Associada da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP). Graduada em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (2001) e mestre em sociologia pela mesma instituição (2004). Doutora pelo departamento de sociologia da FFLCH-USP (2010), com doutorado-sanduíche no Centre de Sociologie Européenne da École de Hautes Études en Sciences Sociales (2007/2008). Tem experiência na área de sociologia, com ênfase em sociologia da cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: gênese social das preferências e legitimidades culturais; repertórios prescritivos e lógicas de distinção, princípios de hierarquização e manutenção das distâncias sociais; espaço residencial das elites e dimensões simbólicas da estratificação social; institucionalização das ciências sociais e história da vida intelectual. 

References

Barbosa, Ana Mae. (1989). Arte-educação em um museu de arte. Revista USP, 2, 125-132. https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/25467/27212.

Botelho, Isaura. (2003). Os equipamentos culturais na cidade de São Paulo: um desafio para a gestão pública. Revista Espaço e Debates, 23 (43-44), 1-19.

Bourdieu, Pierre. (2008) A distinção: crítica social do julgamento. Edusp. (Trabalho original publicado em 1979)

Bourdieu, Pierre, & Darbel, Alain. (2007) O amor pela arte: os museus de arte da Europa e seu público. Editora da Universidade de São Paulo. (Trabalho original publicado em 1966)

Brasil. Presidência da República. Lei nº 11.904 de 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11904.htm

Brulon, Bruno. (2020, 5 out.). O Museu Integral-Integrado: que descolonização para os museus da América Latina? [Conferência ICOM Chile]. XV Conferência do Museu Chileno. https://www.icom.org.br/?p=2081

Caselato, Eleonora S. (org.). (2018). Oficina da palavra: memórias e momentos no Museu da Casa Brasileira. Editora Cajuína.

Dabul, Lígia. (2008). Museus de grandes novidades: centros culturais e seu público. Horiz. antropol., 14 (29), 257-278.

Duval, Julien. (2020). L’amour de l’art. Les musées et leur public. In: G. Sapiro. Dictionnaire international Bourdieu (pp. 24-25). CNRS Éditions.

França, Ana Paula, & Corrêa, Ronaldo. (2016). Estratégias expográficas na mostra 29º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira: entre a contemplação e a crítica. In: 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 9, 675-684. DOI: 10.5151/despro-ped2016-0058

Gonçalves, Lisbeth R. (2004) Entre cenografias: o museu e a exposição de arte no século XX. Edusp.

Guerra, Wilton. (2015). O projeto de Ernani Silva Bruno: uma discussão sobre as bases de criação, implantação e gestão do Museu da Casa Brasileira (1970-1979). (Tese de Doutorado em História, Universidade de São Paulo). https://doi.org/10.11606/D.103.2015.tde-12112015-155635

IBRAM. (2018). Formulário de visitação anual: resultados FVA 2018. Coordenação de Produção e Análise da Informação. https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2020/01/RESULTADOS-FVA-2018.pdf

IBRAM. (2012). Política nacional de educação museal (PNEM). https://pnem.museus.gov.br/

ICOM Brasil. (2020). Dados para navegar em meio às incertezas: resultados da pesquisa com profissionais e públicos de museus. https://www.icom.org.br/wp-content/uploads/2020/11/20201119_Tomara_ICOM_Ciclo2_FINAL.pdf.

Johnston, Josée, & Baumann, Shyon. (2017). Democracy versus distinction: a study of omnivorousness in gourmet food writing. American Journal of Sociology, 113, 165-204. https://doi.org/10.1086/518923

Leiva, João. (2018). Cultura nas capitais: como 33 milhões de brasileiros consomem diversão e arte. 17 Street Produção Editorial. https://www.culturanascapitais.com.br/wp-content/uploads/10810_Livro_Web.pdf

Leon, Ethel. (2012). Design em exposição: o design do Museu da Arte Moderna do Rio de Janeiro (1968-1978), na Federação das Indústrias de São Paulo (1978-1984) e no Museu da Casa Brasileira (1986-2002). (Tese de Doutorado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo, Universidade de São Paulo). https://doi.org/10.11606/T.16.2013.tde-04042013-11533

Mayer, Arno. (1990). A força da tradição: a persistência do antigo regime. Companhia das Letras.

Miceli, Sérgio. (1996). Imagens negociadas: retratos da elite brasileira. Companhia das Letras.

MCB. (2020a). Lançamento do catálogo da exposição 'Casas do Brasil: Conexões Paulistanas. [Vídeo]. Youtube, 2020a. https://www.youtube.com/live/GdpLgQ4jq4Q?si=Sc_cuCwcRl028toH

MCB. (2020b). Visita orientada virtual pela mostra ‘Casas do Brasil: conexões paulistanas’. [Vídeo]. Youtube. https://youtu.be/hU95JSIuhrM?si=smxu-kzoT7EqKwFv

MCB. (2020c). Memória Prêmio Design MCB | Miriam Lerner, diretora geral do Museu da Casa Brasileira. [Vídeo]. Youtube. https://youtu.be/-uxHVjAX3Qw?si=5f0SfGBvSGDi-GlT

MCB. (2018). Relatório Anual de Atividades 2017. https://www.transparenciacultura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/07/Relatorio-Atividades-Anual-2017-ACASA-10-2016.pdf

MCB (2016). CECAP - Guarulhos. [Vídeo]. Youtube. https://youtu.be/AO7XjM_hnZk?si=zR_5yTZelkTMVsw4

MCB. (2015). Prêmio de Design. [Vídeo] Youtube, https://youtu.be/T9fDdtDG32s?si=YgHcO8MAj-DI4w6B

Puig, Renata G. (2011). A arquitetura de museus-casa em São Paulo: 1980 – 2010. (Dissertação de Mestrado em Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo). https://doi.org/10.11606/D.93.2011.tde-11072012-103841

Puig, Renata G. (2018). Biografia da casa-museu: entre o privado e o público. Adaptações de casas-museus em São Paulo. (Tese de doutorado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo, Universidade de São Paulo). https://doi.org/10.11606/T.16.2019.tde-11012019-150702.

Pulici, Carolina. (2011). O gosto dominante como gosto tradicional: preferências e aversões estéticas das classes altas de São Paulo. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, 91, 123-139.

Pulici, Carolina (2014). Senso de Dignidade Social e Outras Especificidades de um Habitus Dominante. In: A. El Far, & A. Barbosa, & J. Amadeo (orgs.). Ciências Sociais em Diálogo: Sociedades e suas Imagens. (pp.101-136) São Paulo: Fap-Unifesp.

Rosatti, Camila. (2019). Habitar o moderno: habitus e estilo de vida conformando os modos de morar. PROA Revista de Antropologia e Arte, 2 (9), 18 - 46. https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/proa/article/view/3349.

Santos, Tamira Naia dos. (2016). Fundação Crespi-Prado: trajetória de uma coleção museológica. (Dissertação de Mestrado em Museologia, Universidade de São Paulo) https://doi.org/10.11606/D.103.2017.tde-27092016-143828.

Shiraishi, Juliana. (2021). A cada público a sua arte: o Museu da Casa Brasileira entre a educação e a distinção cultural (Trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Ciências Sociais, Universidade Federal de São Paulo).

Zolberg, Vera L. (2015). Barreira ou nivelador? O caso do museu de arte. In: M. Lamont, & M. Fournier. (orgs.) Cultivando diferenças: fronteiras simbólicas e a formação da desigualdade. (pp. 255-282). Edições Sesc São Paulo.

Published

23-04-2024

How to Cite

Shiraishi, J. C., & Martins Pulici, C. (2024). The Museu da Casa Brasileira between cultural legitimacy and democratic goodwill. Brazilian Journal of Sociology, 12, e-rbs.982. https://doi.org/10.20336/rbs.982

Issue

Section

Artigos