Liberdade Sexual pós-Contracultura
Último Tango em Paris e 9½ Semanas de Amor
Visualizações: 17DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.971Palavras-chave:
cultura visual, liberdade sexual, contracultura, neoliberalismoResumo
O artigo apresenta uma discussão acerca da cultura visual com vistas a explorar distintos conceitos de liberdade sexual, tendo como objeto duas obras cinematográficas representativas de dois contextos diversos: de um lado, o filme O Último Tango em Paris (1972) de Bernardo Bertolucci, ligado a um universo contracultural dos anos 1960 e 1970. Já nos anos 1980, a obra hollywoodiana 9½ Semanas de Amor (1986), de Adrian Lyne, desponta esboçando um tipo de liberdade sexual relacionada à lógica neoliberal, então em ascensão naquele contexto histórico.
Downloads
Referências
Anderson, Perry. (2000). Balanço do neoliberalismo. In: E. Sader, & P. Gentili. (orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Paz e Terra.
Benshoff, Harry M., & Griffin, Sean. (2004). America on film: representing race, class, gender, and sexuality at the movies. Wiley-Blackwell.
Dabhoiwala, Faramerz. (2013). As origens do sexo: uma história da primeira revolução sexual. Globo.
Dardot, Pierre, & Laval, Christian. (2016). A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Editora Boitempo.
Ebert, Roger. (Oct. 14, 1972). Last Tango in Paris. RogerEbert.com. https://www.rogerebert.com/reviews/last-tango-in-paris-1972
Gregersen, Edgar. (1983). Práticas sexuais: a história da sexualidade humana. Roca.
Harvey, David. (2008). O neoliberalismo: história e implicações. Loyola.
Hayek, Friedrich. (1983). Os fundamentos da liberdade. Visão.
Harwood, Sarah. (1997). Family fictions: representations of the family in 1980s hollywood cinema. Macmillan Press. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-349-25415-6
Jenkins, Philip. (2006). Decade of nightmares: the end of the sixties and the making of eighties America. Oxford University Press.
Jordan, Chris. (2003). Movies and the Reagan presidency: success and ethics. Praeger Publishers. DOI: https://doi.org/10.5040/9798400687921
Karnal, Leandro, Purdy, Sean, Fernandes, Luis Estevam, & De Morais, Marcus Vinicius. (2010). História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. Contexto.
Kleinknecht, William. (2009). The man who sold the world: Ronald Reagan and the betrayal of main street America. Nation Books.
Krzywinska, Tanya. (2006). Sex and the cinema. Wallflowers Press.
Marx, Karl. (1999). O capital: crítica da economia política. Livro Primeiro: o processo de produção do capital, Vol. 1. Civilização Brasileira.
Menezes, Paulo. (2001). À meia luz: cinema e sexualidade nos anos 70. Editora 34.
Monbiot, George. (Nov 14, 2016a). Neoliberalism: the deep story that lies beneath Donald Trump’s triumph. The Guardian. https://www.theguardian.com/commentisfree/2016/nov/14/neoliberalsim-donald-trump-george-monbiot
Monbiot, George. (Apr. 15, 2016b). Neoliberalism, the ideology at the root of all our problems, The Guardian. https://www.theguardian.com/books/2016/apr/15/neoliberalism-ideology-problem-george-monbiot
Reich, Wilhelm. (1975). A função do orgasmo: problemas econômico-sexuais da energia biológica. Brasiliense.
Rocha, André. (org.). (2014). Marilena Chauí: a ideologia da competência. Coleção Escritos de Marilena Chauí Vol. 3. Editora Fundação Perseu Abramo.
Sorlin, Pierre. (1977). Sociología del cine. Fondo de Cultura Económica.
Stearns, Peter N. (2010). História da sexualidade. Contexto.
Waldman, Michael. (2010). My fellow Americans: the most important speeches of America’s presidents, from George Washington to Barack Obama. Sourcebooks Media Fusion.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jefferson Guedes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).