Glosa sociológica sobre o filme A Revolução de Maio
Visualizações: 301DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.266Resumo
A proposta deste texto é analisar o filme A Revolução de Maio (Portugal, 1937, direção de António Lopes Ribeiro), pontuando aproximações e afastamentos com relação ao filme italiano Camicia nera (Itália, 1933, direção de Giovacchino Forzano), obra que teria servido de inspiração ao filme português. O objetivo é discutir como estão construídas as imagens de Portugal pacificado, feliz, próspero e seguro sob o Estado Novo, por meio da análise de alguns aspectos formais presentes na composição do filme.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
05/07/2018
Como Citar
Rovai, M. L. (2018). Glosa sociológica sobre o filme A Revolução de Maio. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 6(13). https://doi.org/10.20336/rbs.266
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).