Entre o isolamento e a dispersão: a temática racial nos estudos sociológicos no Brasil
Visualizações: 1169DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.223Resumo
O artigo discute a produção no campo da sociologia sobre as relações raciais, a partir dos anos setenta até a primeira década deste século. Procuraremos demonstrar que, nos últimos quarenta anos, os estudos sobre a situação racial brasileira deixaram de se constituir em um campo altamente isolado, separa- do dos demais, para criar mais interfaces com outros estudos que abordam, por exemplo, desigualdade e estratificação social, gênero e políticas públicas. Organizamos três subáreas temáticas que consideramos centrais para delinear esse campo de pesquisa: preconceito, discriminação, racismo e antirracismo; desigualdade racial e estratificação social; e políticas sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).