Na selva de pixels
formas de classificação e dinâmicas sociais em torno de imagens geradas por inteligência artificial
Visualizações: 99DOI:
https://doi.org/10.20336/rbs.1015Palavras-chave:
plataformas digitais, inteligência artificial, imagens, glitchResumo
O presente artigo parte de uma pesquisa realizada a partir de observação online e coleta manual de comentários e imagens para analisar as dinâmicas sociais no interior de um grupo de compartilhamento de imagens criadas com inteligência artificial generativa. Debruçamo-nos principalmente sobre uma categoria de imagens designadas pelos membros do grupo como Found in the Wild: imagens geradas por IA encontradas por acaso na Internet, num contexto original de utilização em que aparentam ser imagens “reais”, não produzidas por inteligência artificial. Analisamos as imagens ali compartilhadas e seus comentários para discutir a forma como os membros do grupo decidem se uma imagem é ou não produto de IA generativa. Estas imagens, muitas vezes objeto de debate, põem em evidência a capacidade dos indivíduos de discernir a sua origem artificial, ou a falta desta, e os tipos de conhecimentos mobilizados nesse processo.
Downloads
Referências
Bahrini, Aram et al. (2023, 27-28 abr.). ChatGPT: Applications, opportunities, and threats [Artigo apresentado em simpósio]. IEEE – Systems and Information Engineering Design Symposium, Charlottesville, VA, EUA. https://doi.org/10.48550/arXiv.2304.09103
Bardin, Laurence. (1977). L’analyse de contenu. PUF.
Barthes, Roland. (1980). La chambre claire : Note sur la photographie. Gallimard.
Benjamin, Walter. (2013). La théorie de la ressemblance. In P. Lavelle (org.), Walter Benjamin (pp. 120-122). L’Herne.
Bommasani, Rishi et al. (2021). On the opportunities and risks of foundation models. arXiv, arXiv:2108.07258. https://doi.org/10.48550/arXiv.2108.07258
Borji, Ali. (2023). Qualitative failures of image generation models and their application in detecting deepfakes. Image and Vision Computing, 137. https://doi.org/10.1016/j.imavis.2023.104771
Braşoveanu, Adrian M., & Andonie, Rǎzvan. (2020, 7-11 set.). Visualizing transformers for NLP: A brief survey [Artigo apresentado em congresso]. 24th International Conference Information Visualisation (IV), Melbourne. https://doi.ieeecomputersociety.org/10.1109/IV51561.2020.00051
Geertz, Clifford. (1989). A interpretação das culturas. LTC.
Ginzburg, Carlo. (1989). Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Companhia das Letras.
Dika, Khaled. (2020). L’affaire Loomis : les fantômes de Descartes et de Grotius à l’assaut de la justice ? Archives ouvertes HAL, preprint, hal-02566382. https://hal.science/hal-02566382
Farid, Hany. (2009). Photo fakery and forensics. In M. Zelkowitz (ed.), Advances in Computers (Vol. 77, pp.1-55). https://doi.org/10.1016/S0065-2458(09)01201-7
Ferrer, Josep. (2024). How transformers work: A detailed exploration of transformer architecture. Datacamp. https://www.datacamp.com/tutorial/how-transformers-work
Ferrara, Emilio. (2024). GenAI against humanity: Nefarious applications of generative artificial intelligence and large language models. Journal of Computational Social Science, 7, 549-569. https://doi.org/10.1007/s42001-024-00250-1
Gombrich, Ernst Hans. (2000). Art and illusion: A study in the psychology of pictorial representation. Princeton University Press.
Harwell, Drew. (2022). He used AI to win a fine-arts competition. Was it cheating? The Washington Post. https://www.washingtonpost.com/technology/2022/09/02/midjourney-artificial-intelligence-state-fair-colorado/
Ingold, Timothy. (2010). Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação, 33(1), 6-25.
Lamri, Jeremy, Tertrais, Gaspard, & Silver, Aurora. (2023). Travailler à l'ère des IA génératives. EMS Editions.
Lin, Li et al. (2024). Detecting multimedia generated by large ai models: A survey. arXiv, preprint, arXiv:2402.00045. https://doi.org/10.48550/arXiv.2402.00045
Machado, Arlindo. (1998). A fotografia sob o impacto da eletrônica. In E. Samain (org), O fotográfico (pp. 317-326). Hucitec-CNPq.
Martins, José de S. (2009). Sociologia da fotografia e da imagem. Contexto.
Menezes, Paulo. (2003). Representificação: as relações (im)possíveis entre cinema documental e conhecimento. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 18(51), 87-97. https://doi.org/10.1590/S0102-69092003000100007
Meunier, Alex, Ricci, Donato, Cardon, Dominique, & Crépel, Maxime. (2019). Les glitchs, ces moments où les algorithmes tremblent. Techniques & Culture, (72), 200-203.
Nightingale, Sophie J., & Farid, Hany. (2022). AI-synthesized faces are indistinguishable from real faces and more trustworthy. Proceedings of the National Academy of Sciences, 119(8), e2120481119. https://doi.org/10.1073/pnas.2120481119
Oppenlaender, Jonas. (2023). A taxonomy of prompt modifiers for text-to-image generation. Behaviour & Information Technology, 1–14. https://doi.org/10.1080/0144929X.2023.2286532
Paillé, Pierre, & Mucchielli, Alex. (2021). L’analyse qualitative en sciences humaines et sociales. Armand Colin.
Porcile, Gonzalo, Gindi, Jack, Mundra, Shivansh, Verbus, James R., & Farid, Hany. (2024). Finding AI-generated faces in the wild. arXiv, arXiv:2311.08577. https://arxiv.org/abs/2311.08577
Radio-Canada. (2023, 6 set.). IA : la fausse chanson de Drake et The Weeknd tente sa chance pour les Grammy. Radio-Canada. https://ici.radio-canada.ca/nouvelle/2008492/heart-on-my-sleeve-drake-the-weeknd-ghostwriter-intelligence-artificielle-prix-grammy
Santaella, Lucia. (1998). Os três paradigmas da imagem In E. Samain (org), O fotográfico (pp. 303-316). Hucitec-CNPq.
Segalen, Victor. (1995). Essai sur l’exotisme, une esthétique du divers. Bibliothèque artistique et littéraire.
Sontag, Susan. (1973). On photography. RosettaBooks.
Steinfeld, Kyle. (2023). Clever little tricks: A socio-technical history of text-to-image generative models. International Journal of Architectural Computing, 21(2), 211-241. https://doi.org/10.1177/14780771231168230
Suresh, Harini, & Guttag, John. (2021, out.). A framework for understanding sources of harm throughout the machine learning life cycle [Artigo apresentado em congresso]. ACM Conference on Equity and Access in Algorithms, Mechanisms, and Optimization, Nova York. https://doi.org/10.1145/3465416.3483305
Tsing, Anna, Deger, Jennifer, Saxena, Alder K., & Zhou, Feifei. (2020). Feral Atlas. The More-than-Human Anthropocene. Stanford University Press. https://feralatlas.org/
Wang, Tricia. (2013, 13 maio). Big data needs thick data. Ethnography Matters. disponível em http://ethnographymatters.net/blog/2013/05/13/big-data-needs-thickdata/
Weidinger, Laura et al. (2022, 21-24 jun.). Taxonomy of risks posed by language models [Artigo apresentado em congress]. ACM Conference on Fairness, Accountability, and Transparency, Seul. https://doi.org/10.1145/3531146.3533088
Wenger, Etienne. (2010). Communities of practice and social learning systems: The career of a concept. In C. Blackmore (org.), Social learning systems and communities of practice (pp. 179-198). Londres: Springer.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Debora Krischke Leitao, Daniella Landrys

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).