Educação e desigualdade desde uma sociologia da interdependência

entre experiências e estruturas sociais

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DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.1000

Palavras-chave:

Sociologia, Educação, Desigualdade, Estrutura, Agência

Resumo

A análise sociológica da relação educação/desigualdade se desenvolveu num pêndulo entre a tomada da educação como remédio ou como reprodutora da ordem social desigual. Em que pesem suas relevantes contribuições, ao priorizar aspectos macroestruturais, tais perspectivas dissonantes tangenciaram os operantes simbólicos intersubjetivos que permeiam aquela relação. Reconhecendo-os, todavia, como fatores de elevado valor heurístico, retoma-se aqui os constructos da sociologia da interdependência como aporte teórico para analisar o efeito educação em experiências sociais desiguais. Para tanto, explora-se narrativas de vida de quatro sujeitos heterogêneos, cujas trajetórias são iconográficas de múltiplas vivências da desigualdade e da instrumentalização da educação no processamento delas. Esse exercício desvela, de um lado, o potencial ainda pouco explorado desta chave teórica no tratamento sociológico da educação; e, de outro, apresenta a face também pouco explorada da educação enquanto elemento potencial disruptivo da gnoseologia que sustenta a desigualdade radical e a subserviência como fundamentos da ordem social.

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Biografia do Autor

Arilda Arboleya, Universidade Federal do Piauí

Doutora e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, é professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí, e desenvolve pesquisas sobre pensamento social brasileiro e sociologia da educação.

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Publicado

04/25/2025

Como Citar

Arboleya, A. (2025). Educação e desigualdade desde uma sociologia da interdependência: entre experiências e estruturas sociais. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 13, e-rbs.1000. https://doi.org/10.20336/rbs.1000

Edição

Seção

Artigos