Educação e desigualdade desde uma sociologia da interdependência
entre experiências e estruturas sociais
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https://doi.org/10.20336/rbs.1000Palavras-chave:
Sociologia, Educação, Desigualdade, Estrutura, AgênciaResumo
A análise sociológica da relação educação/desigualdade se desenvolveu num pêndulo entre a tomada da educação como remédio ou como reprodutora da ordem social desigual. Em que pesem suas relevantes contribuições, ao priorizar aspectos macroestruturais, tais perspectivas dissonantes tangenciaram os operantes simbólicos intersubjetivos que permeiam aquela relação. Reconhecendo-os, todavia, como fatores de elevado valor heurístico, retoma-se aqui os constructos da sociologia da interdependência como aporte teórico para analisar o efeito educação em experiências sociais desiguais. Para tanto, explora-se narrativas de vida de quatro sujeitos heterogêneos, cujas trajetórias são iconográficas de múltiplas vivências da desigualdade e da instrumentalização da educação no processamento delas. Esse exercício desvela, de um lado, o potencial ainda pouco explorado desta chave teórica no tratamento sociológico da educação; e, de outro, apresenta a face também pouco explorada da educação enquanto elemento potencial disruptivo da gnoseologia que sustenta a desigualdade radical e a subserviência como fundamentos da ordem social.
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