Na selva de pixels

formas de classificação e dinâmicas sociais em torno de imagens geradas por inteligência artificial

Autores

  • Debora Krischke Leitao Université du Québec, Montréal, Canadá.
  • Daniella Landrys Université du Québec, Montréal, Canadá.

DOI:

https://doi.org/10.20336/rbs.1015

Palavras-chave:

plataformas digitais, inteligência artificial, imagens, glitch

Resumo

O presente artigo parte de uma pesquisa realizada a partir de observação online e coleta manual de comentários e imagens para analisar as dinâmicas sociais no interior de um grupo de compartilhamento de imagens criadas com inteligência artificial generativa. Debruçamo-nos principalmente sobre uma categoria de imagens designadas pelos membros do grupo como Found in the Wild: imagens geradas por IA encontradas por acaso na Internet, num contexto original de utilização em que aparentam ser imagens “reais”, não produzidas por inteligência artificial. Analisamos as imagens ali compartilhadas e seus comentários para discutir a forma como os membros do grupo decidem se uma imagem é ou não produto de IA generativa. Estas imagens, muitas vezes objeto de debate, põem em evidência a capacidade dos indivíduos de discernir a sua origem artificial, ou a falta desta, e os tipos de conhecimentos mobilizados nesse processo.

Biografia do Autor

Debora Krischke Leitao, Université du Québec, Montréal, Canadá.

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora do Departamento de Sociologia da Université du Québec.

Daniella Landrys, Université du Québec, Montréal, Canadá.

Mestre em Recherches et études sociologiques pela Universidade de Toulouse 2 Jean Jaurès. Atualmente é doutoranda e assistente de pesquisa e ensino na Université du Québec à Montréal.

Referências

Bahrini, Aram et al. (2023, 27-28 abr.). ChatGPT: Applications, opportunities, and threats [Artigo apresentado em simpósio]. IEEE – Systems and Information Engineering Design Symposium, Charlottesville, VA, EUA. https://doi.org/10.48550/arXiv.2304.09103

Bardin, Laurence. (1977). L’analyse de contenu. PUF.

Barthes, Roland. (1980). La chambre claire : Note sur la photographie. Gallimard.

Benjamin, Walter. (2013). La théorie de la ressemblance. In P. Lavelle (org.), Walter Benjamin (pp. 120-122). L’Herne.

Bommasani, Rishi et al. (2021). On the opportunities and risks of foundation models. arXiv, arXiv:2108.07258. https://doi.org/10.48550/arXiv.2108.07258

Borji, Ali. (2023). Qualitative failures of image generation models and their application in detecting deepfakes. Image and Vision Computing, 137. https://doi.org/10.1016/j.imavis.2023.104771

Braşoveanu, Adrian M., & Andonie, Rǎzvan. (2020, 7-11 set.). Visualizing transformers for NLP: A brief survey [Artigo apresentado em congresso]. 24th International Conference Information Visualisation (IV), Melbourne. https://doi.ieeecomputersociety.org/10.1109/IV51561.2020.00051

Geertz, Clifford. (1989). A interpretação das culturas. LTC.

Ginzburg, Carlo. (1989). Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Companhia das Letras.

Dika, Khaled. (2020). L’affaire Loomis : les fantômes de Descartes et de Grotius à l’assaut de la justice ? Archives ouvertes HAL, preprint, hal-02566382. https://hal.science/hal-02566382

Farid, Hany. (2009). Photo fakery and forensics. In M. Zelkowitz (ed.), Advances in Computers (Vol. 77, pp.1-55). https://doi.org/10.1016/S0065-2458(09)01201-7

Ferrer, Josep. (2024). How transformers work: A detailed exploration of transformer architecture. Datacamp. https://www.datacamp.com/tutorial/how-transformers-work

Ferrara, Emilio. (2024). GenAI against humanity: Nefarious applications of generative artificial intelligence and large language models. Journal of Computational Social Science, 7, 549-569. https://doi.org/10.1007/s42001-024-00250-1

Gombrich, Ernst Hans. (2000). Art and illusion: A study in the psychology of pictorial representation. Princeton University Press.

Harwell, Drew. (2022). He used AI to win a fine-arts competition. Was it cheating? The Washington Post. https://www.washingtonpost.com/technology/2022/09/02/midjourney-artificial-intelligence-state-fair-colorado/

Ingold, Timothy. (2010). Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação, 33(1), 6-25.

Lamri, Jeremy, Tertrais, Gaspard, & Silver, Aurora. (2023). Travailler à l'ère des IA génératives. EMS Editions.

Lin, Li et al. (2024). Detecting multimedia generated by large ai models: A survey. arXiv, preprint, arXiv:2402.00045. https://doi.org/10.48550/arXiv.2402.00045

Machado, Arlindo. (1998). A fotografia sob o impacto da eletrônica. In E. Samain (org), O fotográfico (pp. 317-326). Hucitec-CNPq.

Martins, José de S. (2009). Sociologia da fotografia e da imagem. Contexto.

Menezes, Paulo. (2003). Representificação: as relações (im)possíveis entre cinema documental e conhecimento. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 18(51), 87-97. https://doi.org/10.1590/S0102-69092003000100007

Meunier, Alex, Ricci, Donato, Cardon, Dominique, & Crépel, Maxime. (2019). Les glitchs, ces moments où les algorithmes tremblent. Techniques & Culture, (72), 200-203.

Nightingale, Sophie J., & Farid, Hany. (2022). AI-synthesized faces are indistinguishable from real faces and more trustworthy. Proceedings of the National Academy of Sciences, 119(8), e2120481119. https://doi.org/10.1073/pnas.2120481119

Oppenlaender, Jonas. (2023). A taxonomy of prompt modifiers for text-to-image generation. Behaviour & Information Technology, 1–14. https://doi.org/10.1080/0144929X.2023.2286532

Paillé, Pierre, & Mucchielli, Alex. (2021). L’analyse qualitative en sciences humaines et sociales. Armand Colin.

Porcile, Gonzalo, Gindi, Jack, Mundra, Shivansh, Verbus, James R., & Farid, Hany. (2024). Finding AI-generated faces in the wild. arXiv, arXiv:2311.08577. https://arxiv.org/abs/2311.08577

Radio-Canada. (2023, 6 set.). IA : la fausse chanson de Drake et The Weeknd tente sa chance pour les Grammy. Radio-Canada. https://ici.radio-canada.ca/nouvelle/2008492/heart-on-my-sleeve-drake-the-weeknd-ghostwriter-intelligence-artificielle-prix-grammy

Santaella, Lucia. (1998). Os três paradigmas da imagem In E. Samain (org), O fotográfico (pp. 303-316). Hucitec-CNPq.

Segalen, Victor. (1995). Essai sur l’exotisme, une esthétique du divers. Bibliothèque artistique et littéraire.

Sontag, Susan. (1973). On photography. RosettaBooks.

Steinfeld, Kyle. (2023). Clever little tricks: A socio-technical history of text-to-image generative models. International Journal of Architectural Computing, 21(2), 211-241. https://doi.org/10.1177/14780771231168230

Suresh, Harini, & Guttag, John. (2021, out.). A framework for understanding sources of harm throughout the machine learning life cycle [Artigo apresentado em congresso]. ACM Conference on Equity and Access in Algorithms, Mechanisms, and Optimization, Nova York. https://doi.org/10.1145/3465416.3483305

Tsing, Anna, Deger, Jennifer, Saxena, Alder K., & Zhou, Feifei. (2020). Feral Atlas. The More-than-Human Anthropocene. Stanford University Press. https://feralatlas.org/

Wang, Tricia. (2013, 13 maio). Big data needs thick data. Ethnography Matters. disponível em http://ethnographymatters.net/blog/2013/05/13/big-data-needs-thickdata/

Weidinger, Laura et al. (2022, 21-24 jun.). Taxonomy of risks posed by language models [Artigo apresentado em congress]. ACM Conference on Fairness, Accountability, and Transparency, Seul. https://doi.org/10.1145/3531146.3533088

Wenger, Etienne. (2010). Communities of practice and social learning systems: The career of a concept. In C. Blackmore (org.), Social learning systems and communities of practice (pp. 179-198). Londres: Springer.

Downloads

Publicado

10/11/2024

Como Citar

Leitao, D. K., & Landrys, D. . (2024). Na selva de pixels: formas de classificação e dinâmicas sociais em torno de imagens geradas por inteligência artificial. Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 12, e-rbs.1015. https://doi.org/10.20336/rbs.1015

Edição

Seção

Dossiê Imagens na Era Digital